Programa Estágio Participação oferece oportunidades para universitários na Câmara dos Deputados

Os estudantes selecionados receberão apoio para participar das atividades em Brasília
A 2ª Secretaria da Mesa-Diretora da Câmara dos Deputados divulgou o calendário de candidaturas às cinco edições do Estágio Participação que irão ocorrer em 2018. O programa, que tem duração de três dias, é voltado a estudantes universitários de todo país e de qualquer área de formação.
A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), titular da 2° Secretaria da Câmara, ressalta a importância dos jovens universitários acompanharem de forma interativa as atividades da Casa. "O estágio proporciona aos universitários um aprofundamento em temas relevantes e atuais sobre as pautas do Parlamento, e expõe o papel da instituição para a democracia do nosso país", comentou a deputada.
Para participar, os estudantes deverão ser universitários, brasileiros e, no momento da inscrição, ter idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos. Estudantes de pós-graduação também poderão se inscrever. Os participantes selecionados terão as despesas de hospedagem, alimentação e translado entre o alojamento e o local de realização das atividades do estágio arcadas pela Câmara dos Deputados.
Inscrições
Para ser aceito no programa, o universitário precisa passar por um processo seletivo (confira datas de realização na tabela abaixo), que consiste responder a um quiz com perguntas a respeito de assuntos relacionados à Câmara dos Deputados.
"O mecanismo de escolha dos universitários é democrático e contempla jovens de todas as regiões do país. A interação entre os universitários é uma oportunidade para eles conheçam as diferenças regionais, troquem informações debatam soluções para os problemas", explica Mariana.
Os candidatos serão classificados segundo a nota obtida no quiz, calculada automaticamente pelo sistema considerando-se o número de acertos obtidos e o tempo gasto para responder as perguntas. Após a divulgação do resultado e a convocação por e-mail, os candidatos selecionados deverão proceder à inscrição no Programa Estágio Participação, encaminhando os documentos abaixo relacionados para o e-mail inscricaoep.cefor@camara.leg.br:
• Formulário de inscrição 
• Autodeclaração de saúde, mencionando inclusive se é portador de alguma necessidade especial, ou se possui alguma restrição de saúde.
• Cópia da carteira de identidade e CPF;
• Declaração da instituição em que conste que o aluno está regularmente matriculado, bem como o curso e o semestre que está cursando.

CALENDÁRIO 2018
ESTÁGIO PARTICIPAÇÃO
EDIÇÃO
TEMA
QUIZ
RESULTADO DO QUIZ
REALIZAÇÃO
Março
Segurança Pública
05 a 08/02
14/02
19 a 21/03
Maio
A definir
19 a 22/03
26/03
07 a 09/05
Agosto
A definir
04 a 07/06
11/06
06 a 08/08
Outubro
A definir
13 a 16/08
20/08
08 a 10/10
Novembro
A definir
17 a 20/09
24/09
26 a 28/11



FABRÍCIO ARRUDA
Escritório: (61) 99676-0445
imprensa@grupobjetiva.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno