Três Marias fica em alerta após rompimento de barragem no Córrego do Feijão, em Brumadinho


Represa de Três Marias recebe águas do Rio Paraopeba, que pode ser afetado pela lama de rejeitos — Foto: Fabrício Coelho/Bombeiros Voluntários de Três Marias
Os Bombeiros Voluntários de Três Marias confirmaram na tarde desta sexta-feira (25) que os rejeitos da barragem da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, podem chegar à represa de Três Marias a partir das 00h deste sábado (26).
A barragem da mineradora fica na região metropolitana de Belo Horizonte e se rompeu nesta sexta; pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e cerca de 200 estão desaparecidos. Um mar de lama destruiu casas da região. O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal e estadual estão no local.
De acordo com o diretor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Marias, Fabrício Coelho, um alerta foi emitido pela Defesa Civil Estadual para que o monitoramento seja intensificado na área da barragem. A Cemig, responsável pela represa, confirmou que monitora o andamento da lama e que, provavelmente, chegará na cidade.
"A Cemig ficou responsável por fazer o monitoramento oficial da barragem, da qual ela é a responsável. Mas estamos com o pessoal em prontidão para, se necessário, atuar", diz o Fabrício.
O diretor explicou ainda que a represa de Três Marias está com cerca de 57% de sua capacidade total, o que pode ajudar na diluição dos rejeitos que despejaram com o rompimento em Brumadinho. "Três Marias é cerca de cinco vezes maior que a barragem que rompeu. Então, o volume de rejeito que chegar deve ser diluído mais facilmente. Mas se realmente chegar até Três Marias, o fornecimento de água às casas deve ser interrompido até que seja feita análise da água"
Curso do rio
O reservatório fica no Rio São Francisco, que é a principal fonte de captação de água de diversas outras cidades no Norte de Minas. Em Pirapora, segundo a assessoria da prefeitura, diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e representantes da Defesa Civil se reuniram para estudar a situação e verificar se o rompimento da barragem em Brumadinho vai gerar algum impacto na cidade. Segundo a assessoria do Saae, não há previsão de interromper o abastecimento de água e contaminação do Rio São Francisco.
G1 grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno