Pular para o conteúdo principal

Bispo diocesano Dom José Moreira da Silva, realiza visita pastoral à Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itacarambi-MG.


FOTOS: “pascom”
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
 “Porque não somos sacerdotes para nós mesmos e a nossa santificação é intimamente ligada à do nosso povo, a nossa unção à sua unção”.

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz à diocese toda ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: "Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem". É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.
 O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levando às comunidades o mandamento: "O Senhor visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.
Essa visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.
A visita na paróquia de Itacarambi começou no dia 27 de Setembro, atividades como análise dos livros paroquiais, reuniões e visitas se estenderam até o dia 29 com uma reunião com o pároco da cidade.
Na celebração do dia 29, o Bispo Dom José Moreira manifestou a satisfação em avaliar o trabalho desenvolvido pelo Pároco Padre Paulo nesses 2 anos de gestão, representantes de todas as comunidades da Paróquia estiveram presentes e ao final prestaram uma homenagem ao Bispo Moreira.

ORIGEM
As visitas pastorais são obrigações atribuídas aos bispos diocesanos. De acordo com o cânon 396 do Código de Direito Canônico, os bispos devem visitar, anualmente, pelo menos parcialmente sua diocese “de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos”.
Ainda conforme o código, estão sujeitas à visita pastoral “as pessoas, as instituições católicas, as coisas e lugares sagrados que se encontram no âmbito da Diocese” (cânon 397).
 POR ASCOM DA PMI
Confira a programação realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus:
Nenhuma descrição de foto disponível.
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e mesa
A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
A imagem pode conter: 7 pessoas
A imagem pode conter: 5 pessoas, multidão
A imagem pode conter: 3 pessoas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al