Bispo diocesano Dom José Moreira da Silva, realiza visita pastoral à Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Itacarambi-MG.


FOTOS: “pascom”
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
 “Porque não somos sacerdotes para nós mesmos e a nossa santificação é intimamente ligada à do nosso povo, a nossa unção à sua unção”.

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz à diocese toda ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: "Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem". É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.
 O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santificar e reger, levando às comunidades o mandamento: "O Senhor visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.
Essa visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.
A visita na paróquia de Itacarambi começou no dia 27 de Setembro, atividades como análise dos livros paroquiais, reuniões e visitas se estenderam até o dia 29 com uma reunião com o pároco da cidade.
Na celebração do dia 29, o Bispo Dom José Moreira manifestou a satisfação em avaliar o trabalho desenvolvido pelo Pároco Padre Paulo nesses 2 anos de gestão, representantes de todas as comunidades da Paróquia estiveram presentes e ao final prestaram uma homenagem ao Bispo Moreira.

ORIGEM
As visitas pastorais são obrigações atribuídas aos bispos diocesanos. De acordo com o cânon 396 do Código de Direito Canônico, os bispos devem visitar, anualmente, pelo menos parcialmente sua diocese “de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos”.
Ainda conforme o código, estão sujeitas à visita pastoral “as pessoas, as instituições católicas, as coisas e lugares sagrados que se encontram no âmbito da Diocese” (cânon 397).
 POR ASCOM DA PMI
Confira a programação realizada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus:
Nenhuma descrição de foto disponível.
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e mesa
A imagem pode conter: 4 pessoas, área interna
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé
A imagem pode conter: 7 pessoas
A imagem pode conter: 5 pessoas, multidão
A imagem pode conter: 3 pessoas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi