Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI, UMA CIDADE QUE ANDA LADO A LADO COM O PROGRESSO.

                                           fotos Vailton Ferreira

 

O município de Itacarambi, população estimada no censo de 2020 em 18.164 pessoas, localizada na região do Norte de Minas, é uma cidade que vem crescendo muito nesses últimos quatro anos. Atualmente administrada pela Dra. Nívea Maria (PP), recém-reeleita nas eleições de 15 de novembro de 2020.

A cidade está respondendo com muito critério a forma de como vem sendo administrada, na gestão da prefeita que é médica, e entrou na política em 2015 e depois se candidatando nas eleições de 2016, vindo  a ser eleita e conseguiu desempenhar sua gestão com zelo e dedicação, executando projetos promissores, tanto na sede como também nas comunidades da zona rural.

Em 2018, o salário médio mensal era de 1.7 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 11.0%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 369 de 853 e 526 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 3873 de 5570 e 3145 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 47% da população nessas condições, o que o colocava na posição 111 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 1881 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 18.45 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.3 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 216 de 853 e 491 de 853.

. A origem do município está no antigo distrito de São João das Missões, no município de Januária. Foi extinto em 1836 e restaurado em 1864. 26 anos mais tarde, a sede do distrito foi transferida para a povoação de Jacaré. O povoado, em 1926, passa a se chamar Itacarambi. Em 1962, a emancipação o eleva a município.

Com todos esses requisitos, nosso município continua em desenvolvimento, mesmo com as dificuldades econômicas que vem assolando a cidade e região, a gestora Dra. Nívea Maria terá mais quatro anos para desenvolver seus projetos, beneficiando toda a população nas áreas da saúde, assistência social, educação, segurança e demais projetos.

A nossa cidade é considerada por todo um cenário perfeito para o turismo norte mineiro, recentemente, mais uma vez está habilitada a receber o ICMS com pontuação máxima de 10 pontos.  A conquista se deu graças ao cumprimento de todas as exigências obrigatórias dispostas na legislação vigente; participação do Programa de Regionalização do Turismo da Setur, existência da Política Municipal de Turismo, existência de Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, existência do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, e estar habilitado no critério Patrimônio Cultural e Meio Ambiente.

Enfim, vamos torcer pelo progresso de nosso município e ajudar a gestora recém-reeleita a administrar Itacarambi.

Por JPI-fonte https://cidades.ibge.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al