ITACARAMBI, UMA CIDADE QUE ANDA LADO A LADO COM O PROGRESSO.

                                           fotos Vailton Ferreira

 

O município de Itacarambi, população estimada no censo de 2020 em 18.164 pessoas, localizada na região do Norte de Minas, é uma cidade que vem crescendo muito nesses últimos quatro anos. Atualmente administrada pela Dra. Nívea Maria (PP), recém-reeleita nas eleições de 15 de novembro de 2020.

A cidade está respondendo com muito critério a forma de como vem sendo administrada, na gestão da prefeita que é médica, e entrou na política em 2015 e depois se candidatando nas eleições de 2016, vindo  a ser eleita e conseguiu desempenhar sua gestão com zelo e dedicação, executando projetos promissores, tanto na sede como também nas comunidades da zona rural.

Em 2018, o salário médio mensal era de 1.7 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 11.0%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 369 de 853 e 526 de 853, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 3873 de 5570 e 3145 de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 47% da população nessas condições, o que o colocava na posição 111 de 853 dentre as cidades do estado e na posição 1881 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 18.45 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.3 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 216 de 853 e 491 de 853.

. A origem do município está no antigo distrito de São João das Missões, no município de Januária. Foi extinto em 1836 e restaurado em 1864. 26 anos mais tarde, a sede do distrito foi transferida para a povoação de Jacaré. O povoado, em 1926, passa a se chamar Itacarambi. Em 1962, a emancipação o eleva a município.

Com todos esses requisitos, nosso município continua em desenvolvimento, mesmo com as dificuldades econômicas que vem assolando a cidade e região, a gestora Dra. Nívea Maria terá mais quatro anos para desenvolver seus projetos, beneficiando toda a população nas áreas da saúde, assistência social, educação, segurança e demais projetos.

A nossa cidade é considerada por todo um cenário perfeito para o turismo norte mineiro, recentemente, mais uma vez está habilitada a receber o ICMS com pontuação máxima de 10 pontos.  A conquista se deu graças ao cumprimento de todas as exigências obrigatórias dispostas na legislação vigente; participação do Programa de Regionalização do Turismo da Setur, existência da Política Municipal de Turismo, existência de Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, existência do Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, e estar habilitado no critério Patrimônio Cultural e Meio Ambiente.

Enfim, vamos torcer pelo progresso de nosso município e ajudar a gestora recém-reeleita a administrar Itacarambi.

Por JPI-fonte https://cidades.ibge.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno