Menino de 5 anos é transferido de Mirabela para Montes Claros após levar picada de escorpião na mão

 

Um menino de cinco anos precisou ser transferido de Mirabela para Montes Claros após ser picado por um escorpião.

O médico André Leão Santos, que atendeu o garoto no Hospital São Sebastião, explica que ele deu entrada na unidade de saúde após ser picado na mão esquerda.

“O menino estava acompanhado da mãe, foi medicado para reduzir a dor e tomou seis frascos de soro antiescorpiônico. Ele teve uma queda de pressão, que foi restabelecida depois da medicação.”

A família mora no bairro São João e a criança foi levada para a unidade de saúde por uma equipe do Samu nesta sexta-feira (26).

Como a Unidade de Suporte Avançado do Samu e o transporte aéreo estavam em outras ocorrências, a transferência seria feita em ambulância do Samu com um médico de Mirabela. A equipe foi preparada, mas a USA do Samu ficou disponível e o garoto foi levado para Montes Claros após ter o quadro de saúde estabilizado.

A criança foi encaminhada ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), referência em atendimentos de vítimas de animais peçonhentos no Norte de MG, na tarde desta sexta-feira (26).

A assessoria de comunicação do HUCF informou que o menino foi examinado e permanece internado em observação.

Cuidados

Conforme noticiou o G1 em janeiro deste ano, dados do HUCF apontam que os primeiros meses do ano são os que têm maior incidência de atendimentos de casos relacionados aos animais peçonhentos. Em função disso, os cuidados devem ser redobrados.

“O envenenamento por contato acidental com o escorpião, responsável pelo maior número de casos notificados, ocorre principalmente dentro das casas. Não pode se esquecer, também, da prevenção também com aranhas e cobras. Os primeiros cuidados após o acidente são determinantes. Felizmente, com a conscientização e os cuidados, já é possível considerar a redução do registro de óbitos e no número de pacientes internados”, explicou o pediatra Carlos Lopo.

O veneno do escorpião oferece maiores riscos para pessoas abaixo dos sete anos e acima dos 65. Segundo o médico, nessas faixas de idades o metabolismo é mais lento. No caso das crianças, a relação entre peso e a quantidade de veneno é um complicador. Já para os idosos, doenças preexistentes, como diabetes e hipertensão, podem agravar a situação.

Nos casos moderados ou graves, pode haver sintomas como sudorese, palidez, alteração da circulação, vômitos, entre outros. O agravamento do quadro pode levar a edema do pulmão, insuficiência cardíaca, convulsão e derrame.

“Uma vez ferroado, o paciente deve ser levado o mais rápido para a unidade de saúde. Não deve-se passar nada no local, nem fazer torniquete ou cortes, que aumentam as chances de infecção. O soro é utilizado dentro da faixa de risco. Fora dela, avaliamos o quadro para verificar a necessidade”, falou o médico.

Se por um lado, a pandemia obrigou as pessoas a ficarem em casa, o que as deixaria mais vulneráveis aos ataques, por outro, é também uma oportunidade para dar mais atenção à limpeza dos ambientes, principal medida para evitar a proliferação desse bichos, de acordo com o médico.

“É preciso evitar acúmulo de materiais de construção, lixo e mato. Manter os ambientes limpos é a principal medida para evitar acidentes com animais peçonhentos de forma geral.”

Lopo ainda destacou que as pessoas têm o costume de criar galinhas, mas esse tipo de ave têm hábito diurno, enquanto os escorpiões são noturnos. A aplicação de produtos para o controle desses animais peçonhentos também não é recomendada, já que não provoca a morte e pode fazer com que eles deixem os esconderijos, aumentando a chance de acidentes.(G1 grande minas)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi