Pular para o conteúdo principal

Escola Indígena Xukurank, em São João das Missões, será reconstruída


O Governo de Minas Gerais vai reconstruir a Escola Estadual Indígena Xukurank, que teve parte das instalações destruídas após um incêndio na madrugada do dia 24 de junho. A unidade educacional fica em São João das Missões (MG).

Nesta terça-feira (13), o prefeito do município, Jair Xakriabá, esteve em reunião com o governador Romeu Zema. O encontro foi realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte (MG).

“O processo licitatório para reconstrução da unidade está em andamento. Estarei presente na reinauguração”, disse Romeu Zema em matéria publicada na Agência Minas, site oficial do governo.

Conforme noticiou o G1, a escola passou por uma vistoria para avaliar os danos causados pelo incêndio. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o fogo atingiu o local onde funcionava a parte administrativa da escola, consumindo materiais e equipamentos da secretaria e da diretoria.

“Já assinamos o termo de compromisso com a direção da unidade, que inicia agora um processo licitatório. O valor estimado é de R$ 720 mil. Contemplará os espaços afetados, a reforma do imóvel e uma ampliação”, disse a secretaria Julia Sant'Anna.

Atualmente, as atividades da escola, que atende a 204 alunos, da educação infantil até o ensino médio, estão ocorrendo de forma remota.

Logo após o incêndio, uma equipe da Polícia Civil esteve no local e fez o trabalho de perícia. A assessoria de comunicação informou que o laudo seria encaminhado para a Polícia Federal, que investiga crimes desta natureza cometidos contra indígenas.

Sobre o incêndio

Na madrugada do dia 24 de junho, Escola Estadual Indígena Xukurank e Casa de Medicina Tradicional, localizadas na aldeia Barro Preto, foram danificadas por um incêndio.

Na época, o cacique Domingos Nunes desabafou e afirmou acreditar que o incêndio foi criminoso.

“Foi um crime bárbaro contra todo o nosso povo, contra a nossa educação. A gente espera que a justiça possa tomar as providencias e chegar aos autores que praticou esse crime tão bárbaro.”

Por telefone, o Prefeito Jair Cavalcante Barbosa falou ao G1 que espera que a justiça seja feita.

“Tudo indica que foi um ato criminoso. Como autoridade do município, eu exijo que seja feito um processo de investigação. Se ficar comprovado, que o criminoso pague pelos seus atos”.

Fonte G1 GRANDE MINAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem ao Professor

  Hoje, homenageamos aquele que incansavelmente dá o melhor de si para podermos aprender.  Nosso professor nos impulsiona todo dia a subir mais um degrau na busca pelo conhecimento. Ele sempre está pronto para nos ouvir, tirar dúvidas e ajudar no que for preciso.  Obrigado, professor! Não só pelo conhecimento que nos transmitiu, mas também pelo ser humano inspirador que você é. HOMENAGEM DO JORNAL PORTAL DE ITACARAMBI VAILTON FERREIRA-JORNALISTA

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

Berg Lima, ex-cantor da Banda Calcinha Preta, esteve nesta terça-feira(27), em Itacarambi pela segunda vez na IMPD.

                             BERG LIMA EM ITACARAMBI O Cantor gospel, Berg Lima, ex- vocalista da Banda Calcinha Preta, esteve cantando na IMPD-Igreja Mundial do  Poder de Deus de Itacarambi, a pedido do Pastor Rômulo Almeida. Berg Lima veio pela segunda vez, a primeira vez foi no ano passado e agora retornou fazendo uma turnê no Norte de Minas. A penúltima cidade a cantar foi na cidade de Januária, na segunda-feira(26). Nesta terça-feira, além de cantar, ele pregou a palavra trazendo muitas bençãos através de Jesus para mais de 500 fieis. A Igreja estava cheia, veio  gente de vários lugares, principalmente da Comunidade de Rancharia, município de São João das Missões. O pastor Rômulo, fez o culto, celebrando a NOITE DE ABRAÃO, profetizando nas vidas de cada fieis as bênçãos que Deus ofereceu para abraão como as estrelas do Céu. Quem é o Berg Lima? Logo depois de ser apontado pela revista...