CONTANDO A HISTÓRIA DE ITACARAMBI

 
     Senhor Willian
Nesta terça-feira(05) encontramos o senhor Willian(87 anos) caminhando pela avenida 31 de Dezembro onde mora. Parei e perguntei sobre um pequeno empório localizado em frente a sua casa. ele respondeu que aquele local serviu de comércio há muitos anos atrás. De mercadinho, açougue e até escritório de contabilidade. “” Esse local aqui era um açougue que vendia de tudo, carne de boi, suíno e até de surubim, era uma fartura total. Lembro que um pescador trouxe um surubim de 80 quilos para vender ficou pendurado e vendeu rapidamente” falou Willian. Disse ainda que é o morador mais velho daquela rua. Orgulhoso por ostentar uma saúde boa pela idade, falou que Itacarambi é uma cidade muito boa para se viver, pai de 4 filhos, todos casados elogiou, o rio São Francisco que passa em frente a sua casa. disse “que está preocupado com assoreamento do rio, principalmente das quedas de barrancos no Porto da água viva. A extensão do barranco, desde a Igrejinha até aqui perto de minha casa o barranco tá engolindo tudo que tem pela frente, não sei como vai ficar isso daqui alguns anos.”
 
    Portal do empório, o que sobrou
Mais a frente encontramos um grupo de pessoas que todos os dias se reúnem no Cais da água Viva para um bate-papo, de politica até a previsão do tempo são as pautas do dia. Senhor Jovim, morador ilustre da cidade falou que naquela época existia pessoas que tinha um poder grande na cidade, citou os primeiros prefeitos de Itacarambi, dizendo que o município cresceu muito. Ao lado um dos visitante, o senhor José de Firmino(73 anos) disse que a” fartura de muitas coisas que Itacarambi tinha era grande, o comercio da cidade nos anos de 1070 era de dá agua na boca, o mercado municipal que tinha no porto da água Viva, dava para abastecer a população”. Lembrou da passagem do Vapor que atracava no porto, trazendo vários produtos da Bahia, as pessoas vinham todos ver o vapor encostando no barranco. Era uma festa quando apitava bem longe avisando os moradores que estava chegando. Benjamim Guimarães era o mais requisitado no Velho Chico.
Enfim essa historia de nossa cidade, tem ajudado muitas pessoas a refletir que Itacarambi é o oásis da paz que ressoa nos corações dessa gente que reúnem para debater com emoção o passado de nossa terra,  mesmo sendo palco de sofrimento vem aos poucos requintar com emoções a historia de nossa gente.(Por Vailton Ferreira)

                                IGREJINHA, ONDE CELEBRAVA MISSA NOS ANOS 70
                                BEIRA DO RIO SÃO FRANCISCO
                                BARRANCO COM ASSOREAMENTO
                                ASSOREAMENTO NO RIO PODE CAUSAR PROBLEMAS
                             CADA ENCHENTE, O RIO AVANÇA MAIS PARA ÁS RUAS
                                O PERIGO RONDA NOSSA CIDADE
                                ÁRVORE PINGO DE OURO ENFEITA O CAIS
                                OS CASARÕES QUE AINDA RELEMBRA O PASSADO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi