Pular para o conteúdo principal

Crianças dependem de barco-escola para atravessar o rio São Francisco





JORNAL HD.
O acesso à educação garantido por meio das águas do rio São Francisco. Uma realidade de estudantes ribeirinhos do Norte de Minas que dividem o dia entre a caminhada e a travessia de barco para chegar à escola.
Às 5h30, a lancha sai do cais Água Viva, no centro de Itacarambi, no Norte de Minas, em direção à Ilha do Retiro. Nos 58 minutos seguintes, receberá 14 crianças rumo à Escola Estadual Professor Josefino Barbosa.
Logo que atraca no porto improvisado, os estudantes começam a se preparar para o embarque. As águas do rio servem para lavar os pés sujos de poeira da longa caminhada. “Tenho que andar pelo menos cinco quilômetros até o barco. É feio chegar com o pé sujo na escola”, diz o estudante do 6º ano Elias Rodrigues, de 12 anos.
Crianças e jovens de três ilhas de Itacarambi, margeadas pelo rio São Francisco, são atendidos pelo programa de transporte escolar do governo federal, que conta com uma lancha enviada pela União e outras três embarcações contratadas por meio de processo licitatório realizado pela prefeitura. Ao todo, 127 crianças utilizam o transporte.
Em Pedras de Maria da Cruz, também margeada pelo “Velho Chico”, 26 estudantes dependem dos barcos para chegar às salas de aula.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, em Minas, há 26.307 alunos que dependem deste tipo de transporte para estudar. Em todo o Brasil são mais de 545.968 estudantes que usam embarcações no trajeto para a escola.
No caminho, belas paisagens e o frescor revigorante das águas do São Francisco. A resenha do futebol, dúvidas da prova do dia anterior e muitas risadas embalam a viagem dos alunos. “É gostoso ver os pássaros e as águas do rio direcionando a nossa passagem. Esse é o tempo para descansar e fofocar”, comenta a estudante do 3º ano do ensino médio Vanessa da Cruz, de 18 anos.
Dois marinheiros ficam responsáveis pela segurança dos estudantes. Antônio Oliveira, de 78 anos, é o “guardião” dos pequenos. Há dez anos realizando transporte pelo rio, o marinheiro segue um verdadeiro ritual de segurança. “Tenho que manter todos sentados e com o colete salva-vidas. Amo trabalhar com crianças”.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...