:CATADORA DE LIXO RECICLÁVEL DE ITACARAMBI PEDE UM LUGAR PARA DEPOSITAR O LIXO QUE RECOLHE DURANTE O DIA.

 CATADORA DE LIXO RECICLÁVEL DE ITACARAMBI PEDE UM LUGAR PARA DEPOSITAR O LIXO QUE RECOLHE DURANTE O DIA.
   VALDECI, CATADORA DE LIXO RECICLÁVEL
Por Vailton Ferreira
A  catadora de lixo reciclável, Valdeci  Nunes Gonçalves acorda todos os dias às 05:00 horas, faz o café para a família e as 07:00 horas pega seu carrinho e vai trabalhar pelas ruas da cidade de Itacarambi, Norte de Minas. Para catar o lixo. “Estou nesta vida há quatro anos, é daqui que sai o meu sustento. Pago o estudo do meu filho e nove netos.” Disse a catadora.
Por não ter um local apropriado para depositar o reciclado, Valdeci resolveu colocar bem enfrente de sua casa, localizada na rua Vitoria Régia, bairro São Francisco, as margens da avenida que dá acesso a cidade de Januária.
Além de pertencer a uma Ong – Ascaita Associação Dos Catadores de Material Recicláveis de Itacarambi, não existe uma sede própria e os catadores tem ficado desmotivados a trabalharem. Desde que foi fundada em 12 de março de 2010. Para a Valdeci isso é um problema difícil de entender.  Falou se não fosse os catadores de lixo a cidade poderia ficar numa situação caótica. Mesmo assim tem presenciado muitas cenas de chocar qualquer pessoa. Tem morador  além de jogar o lixo em lugares errados abandonam filhotes de animais  pelas ruas da cidade, praticando a maior covardia.
“A Ascaita, segundo ela,  tem aproximadamente 60 catadores cadastrados, mas por não ter um local adequado para depositar os reciclados. Todos os meses o senhor Demazinho vem recolher os materiais, que compra por um preço razoável e muitos   tiveram que abandonar o trabalho e dedicar a outra profissão. Quem sai perdendo com isso é o município””. Completou a catadora.
 A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotandoReduz o volume de lixo gerado, contribuindo para a questão do tratamento de resíduos resultantes do consumo. As autoridades tem que investir nesta área, para que as pessoas possam trabalharem dignamente, arrumando um local adequado para esses trabalhadores.
    TODO ESTE LIXO SE ESTIVESSE NAS RUAS DA CIDADE SERIA UM PROBLEMA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno