Pular para o conteúdo principal

Professores de Minas aderem greve nacional


Jornal HD
Os professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais aderiram a greve nacional convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suspenderam suas atividades. A paralisação aconteceu a partir desta segunda-feira (17) até a próxima quarta-feira (19).
 Como forma de protesto e parar chamar atenção das autoridades, diversas manifestações estão previstas para serem realizadas. Uma delas ocorreu nesta manhã na BR-381, altura do quilômetro 502, bairro Citrolândia, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 150 manifestantes interditam o tráfego nos dois sentidos da rodovia. O congestionamento no trecho chegou a dois quilômetros.
 Conforme o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria reivindica a destinação dos royalties do petroléo para a educação, 10% do Produto Interno Brunto (PIB) para a educação pública. Além disso, os professores querem o cumprimento da lei do piso salarial, carreira e jornada para todos os profissionais da educação e votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE). 
 A Secretaria de Estado de Educação informou que o balanço das escolas que aderiram ao movimento só será divulgado no fim do dia.

Atos
 Na terça-feira (18), a categoria irá protocolar denúncias ao Ministério Público sobre os problemas do Programa Reinventando o Ensino Médio. Já na quarta-feira, os sindicato participar de uma caravana em todas as regiões do Estado rumo a Brasília, para participar da manifestação da CNTE. No mesmo dia, os educadores participam, às 16 horas, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que discutirá a campanha salarial da categoria.

Balanço
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que mais de 177 mil professores trabalharam normalmente nas escolas estaduais de Minas nesta segunda, o que representa 98,57%. Assim como, 99,59% das 3.688 escolas estaduais mineiras desenvolveram suas atividades letivas. Apenas 0,41% das escolas da rede estadual de ensino foram totalmente afetadas pela paralisação estadual.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...