HOSPITAL MUNICIPAL DE ITACARAMBI RECEBE DA GRS O TERMO DE APTIDÃO DE QUALIDADE NO SETOR DE TRANSFUSÃO DE SANGUE..


POR VAILTON FERREIRA
O Hospital Municipal Gerson Dias de Itacarambi tem atendido centenas de pacientes em todas as áreas medicas. No intuito de amenizar a demanda vem se adequando no atendimento dos pacientes. Um dos setores que mais  precisa de um acompanhamento preciso é a questão do banco de sangue do hospital. Que tem preocupado os médicos diariamente.
Segundo  Laécio Oliveira Silva – enfermeiro responsável pela agência  disse que  já havia 02 anos que a agencia transfusional estava sem o titulo e com esse impasse prejudicava a reabertura do bloco pois tal situação impedia que o hospital tivesse hemocomponetes para armazenar em maior quantidade o que serviria para ser usado nas cirurgias, com esse passo largo que foi dado fica fácil o hospital reabrir o bloco e assim voltar a refazer as cirurgias eletivas que eram encaminhadas  para outra cidades.
Por isso o Hospital Municipal Gerson Dias recebeu no mês de Março de 2014 o termo de aptidão  de qualidade da Gerência Regional de Saúde. O termo de aptidão de qualidade é uma  conceito central que da sequência a qualidade para realizar uma função específica no caso de realização transfusão e armazenar hemocomponentes em maior quantidade. Este reconhecimento representa todo esforço e dedicação diária da equipe da Agência Transfusional onde todas as normas da Vigilância Sanitária são respeitada.
.A equipe do setor da Agência é formada: Drº. Gilbert Mayrink – Pediatra; Drª Mariângela Santana Batista Garcia Rocha – Diretora Clinica; Layla Raquel Ferreira de Alkimim – Biomédica; Flavia Gomes Custodio – Auxiliar de Laboratório; Valdeir Moreira Brito-Técnico de enfermagem e captador; Iracema Marinho da Silva – Faturista; Larissa da Silva Sá coordenadora Hospitalar.
A Agência Transfusional é  uma Unidade Hemoterapica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar.
Serviços:
Atendimento aos setores do hospital nas necessidades transfusionais;
Realiza os exames pré-transfunsional para uma transfusão;
Identificar as reações transfunsionais através de através de exames e notificações;
Realizar controle de qualidade interno dos reagentes e hemocomponentes;
Participa do controle de qualidade externo promovido pelo Hemominas/ANVISA;
Realiza os exames imuno-hematologicos dos pacientes internados;
Fraciona o sangue para as transfusões em pacientes pediátricos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno