Itacarambi vai receber seminário sobre turismo



POR AGENCIA DE NOTICIAS DA ASSEMBLÉIA
O Cidadania Ribeirinha, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), terá mais uma rodada de ações voltadas para a revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a redução da pobreza e da desigualdade nas comunidades ribeirinhas e a proteção do patrimônio cultural são-franciscano. Nos próximos dias 15 e 16 de maio, em Itacarambi (Norte de Minas), acontece o Seminário de Turismo Sustentável, evento que buscará sensibilizar autoridades e representantes de entidades da sociedade civil da região para planejar e desenvolver ações voltadas para esse negócio.
O seminário será realizado a partir das 9 horas do dia 15 de maio, no Clube Recreativo de Itacarambi (Rua Januária, s/n). Já as oficinas serão realizadas na manhã do dia 16 de maio, no Centro Vida e Arte de Itacarambi (Travessa João XXIII, n.º 54).
A escolha do tema do seminário deveu-se à proximidade de Itacarambi com o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, unidade de conservação federal de um valioso patrimônio geológico, arqueológico e da biodiversidade, criada ainda em 1999. O espaço, que está recebendo melhorias na sua infraestrutura de visitação, ainda não está aberto a visitação de turistas, o que deve acontecer até o final do ano. A expectativa é de que sejam implantados seis roteiros de visitação e oito grutas abertas ao público, atraindo muitos turistas para toda a região.
Com uma área de aproximadamente 58 mil hectares, o parque está distante apenas 15 quilômetros de Itacarambi, cidade às margens do Rio São Francisco que promete se tornar um ponto de referência para a hospedagem de quem decidir visitar o parque. Ele é ainda o epicentro de várias unidades de conservação, que tem também os parques estaduais Veredas do Peruaçu, Lagoa do Cajueiro, Verde Grande e, um pouco mais distantes, Caminho dos Gerais, Serra dos Montes Altos, Serra Nova, Montezuma e ainda, na divisa com Bahia e Goiás, o Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Todas as unidades estaduais foram criadas por meio de leis estaduais aprovadas na Assembleia de Minas.
IDH - O Cidadania Ribeirinha, que integra o Direcionamento Estratégico da ALMG, contempla populações de 12 localidades de quatro municípios mineiros banhados pelo rio, todas no Norte de Minas: Itacarambi, Manga, Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz. Esses municípios foram escolhidos por apresentarem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as cidades banhadas pelo São Francisco em Minas Gerais. Além de Itacarambi, o Cidadania Ribeirinha realizará outro seminário, com o foco em resíduos sólidos, em Januária, nos próximos dias 5 e 6 de junho.
E até dezembro o Cidadania Ribeirinha também oferece, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), 40 cursos com foco em atividades agrícolas, pastoris, agroindustriais, de promoção social e de turismo. A capacitação busca beneficiar 500 moradores dos quatro municípios contemplados nessa primeira fase do projeto, que começou ainda em 2011 e deve se encerrar no fim deste ano.
Programação - O seminário em Itacarambi, que acontece no Clube Recrativo da cidade, a partir das 9 horas, terá oito palestras na quinta-feira (15). A programação será aberta pelo 3º vice-presidente da Assembleia de Minas, deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), que se considera um "padrinho" do Cidadania Ribeirinha, já que ajudou nas negociações que possibilitaram a transformação da ideia em um programa oficial da Assembleia. "Tenho o prazer de apoiá-lo desde o início porque ele tem contribuído para formar jovens e adultos, membros das comunidades tradicionais que vivem às margens do São Francisco, com foco no desenvolvimento local, na valorização da cultura popular e nos costumes dessa gente", afirma.
"É um verdadeiro resgate de origens e, ao mesmo tempo, uma maneira de levar informação atual para que essa população possa desenvolver diversas atividades produtivas, como o turismo sustentável, a exemplo deste seminário em Itacarambi. A programação levará o conhecimento de especialistas para comerciantes, guias turísticos, artesãos e grupos culturais, de modo a gerar renda, reativar e preservar a cultura e as boas práticas na economia local", continua o deputado Adelmo Carneiro Leão.
As palestras vão abordar temas como a regionalização e os aspectos mercadológicos do turismo, os desafios da preservação do patrimônio cultural da região, as perspectivas como atrativo turístico do Vale do Peruaçu e do Circuito Velho Chico e a possibilidade de interação entre eles e ainda a navegação e o turismo no Rio São Francisco.
Oficinas - Na sexta-feira (16) ocorrerão, no Centro Vida e Arte de Itacarambi, oficinas com o intuito de proporcionar a troca de experiências e o compartilhamento de informações entre os especialistas convidados para o evento e donos de pousadas, restaurantes e bares, além de guias de ecoturismo, artesãos e grupos culturais da região. Mais informações podem ser obtidas no Portal da Assembleia, no e-mail cidadaniaribeirinha@almg.gov.br ou pelo telefone (31) 7120-1221. Informações institucionais estão disponíveis por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)ou pelo telefone (31) 2108-7800.
A realização do Seminário de Turismo Sustentável tem o apoio da Prefeitura de Itacarambi, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Administração da Hidrovia do Rio São Francisco, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Capitania Fluvial do São Francisco, Circuito Serra do Cabral e Circuito Velho Chico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno