Pular para o conteúdo principal

Município de Itacarambi é reintegrado na posse de terreno no Bairro São Francisco

Com informação da Ascom da Prefeitura de Itacarambi
Com informação da Ascom da Prefeitura de Itacarambi
Na manhã desta terça-feira (29), a partir das 5 horas, chegaram à cidade de Itacarambi 81 Policiais Militares para acompanhar o cumprimento de ordem judicial de reintegração de posse de terreno do município, de 15.687,81m², ocupado no Bairro São Francisco, expedida pelo Juiz de Direito, David Pinter Cardoso, da 2ª Vara da Comarca de Januária, no processo 0352.13.007194-2. A operação foi comandada pelo Tenente Coronel Geraldo Wellington e pelo Capital Nelito.
A reintegração ocorreu de forma pacífica. Nenhum morador impôs resistência ao mandado de reintegração apresentada pelo Oficial de Justiça, Francisco Pereira Matos, e aos ocupantes foi concedida a retirada de todo material reaproveitável que, inclusive, foi transportado por caminhões da prefeitura até às casas indicadas pelos mesmos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacarambi solicitou a presença na desocupação e reintegração de posse de representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e a analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento da regional de Montes Claros, Elizete Borges Soares, representou o Superintendente de Interiorização em Belo Horizonte, Paulo Célio Abreu Júnior, até o final dos trabalhos.
Moradores do bairro que não quiseram se identificar por temor a retaliações revelaram aos Policiais Militares que a desocupação foi correta e já esperam por ela aproximadamente há dois anos, porque todos que moram no bairro tiveram que adquirir os seus lotes de forma legal e tiveram dificuldades para construir suas casas, sendo injusto as pessoas invadirem terreno da prefeitura sem ao menos ter feito nenhum esforço para adquiri-los, fato que dava uma sensação de impunidade em todos, antes da reintegração. Revelaram, ainda, que as construções estavam sendo feitas de forma desordenadas, o que desvalorizavam os imóveis já construídos no bairro.
O Procurador Geral do Município, Roberto Lima Neves, deu entrada à ação de reintegração de posse com pedido de liminar em outubro de 2013, cuja liminar foi concedida em abril de 2014. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Obras e serviços Urbanos, reuniu em três ocasiões com as cinco famílias que ocuparam os terrenos para orientar sobre a desocupação da área invadida, oferecendo a cada uma delas auxílio de um aluguel social no valor de R$250,00 por um período de 6 meses. As reuniões contaram com a participação do Tenente Coronel Geraldo Wellington, do Capitão Helmer e do Tenente Frederico Rocha.
O primeiro prazo para a desocupação estava previsto para 31 de julho. No dia 07 de agosto, na última reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Oficial de Justiça Francisco Matos, de posse do mandado, comunicou aos moradores sobre a desocupação. Que já estava prevista para o dia 12/08, ocorrendo somente nesta data, em razão de ter um aparato policial que garantiu o Poder de Polícia ao Oficial de Justiça, além de garantir a integridade física de todos. A Secretária de Desenvolvimento Social, Joana Darc Alcântara, ofereceu mais uma vez às famílias o auxílio aluguel, que foi aceito pela moradora Elane Alves Miranda, tendo desocupado o lote invadido anterior à reintegração.
Elane Miranda revelou à assessoria de comunicação do município que tinha consciência que estava ocupando a área de forma ilegal, pois ela foi comunicada que haveria a reintegração de posse, motivo que a levou a aceitar a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Um vereador veio e colocou na cabeça do pessoal que devia ficar porque tinha como ganhar na Justiça, os lotes. E fiquei sabendo que os vereadores Juvenal “da Cemig” e Alberto “Bertão” contratou advogado para as famílias que resolveram ficar, e deve ser por este motivo que elas não quiseram aceitar a ajuda da SDS”, conclui dizendo que foi ameaçada por diversas vezes pelos ocupantes da área invadida por sua decisão.
 A decisão que concedeu a liminar foi agravada no dia 11 de agosto, por ocupantes da área invadida. O Juiz David Pinter manteve a decisão nos seguintes termos: “os fundamentos carreados na peça recursal não se afiguram suficientes para reforma da decisão agravada em sede de juízo de retratação”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...