POLÍCIA MILITAR REALIZA REINTEGRAÇÃO DE POSSE DE TERRENO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACARAMBI

           PMs E O OFICIAL DE JUSTIÇA PRONTOS PARA INICIAR A REINTEGRAÇÃO
DA REDAÇÃO
Atendendo o mandado judicial proferido pelo Juiz de Direito da Comarca de Januaria A Polícia Militar (PM) começou a cumprir na manhã de terça-feira(19) a reintegração de posse de um terreno, no município de Itacarambi, Norte de Minas ocupado em 2012 e fica no Bairro São Francisco De acordo com a PM, a retirada dos moradores foi  pacífica e terminou as 17:00 horas. Cerca de 30 famílias ocupavam , o terreno de 15 mil metros quadrados, pertencente à Prefeitura de Itacarambi. 80 policiais militares participaram da reintegração.
12 casas de alvenaria já tinha sido construídas no terreno ocupado, sendo demolido na sequência de forma pacifica. Nesta operação a prefeitura deu o total apoio às famílias que permaneceram no local. A Secretaria de Assistência Social efetuou  cadastro de todos os moradores e prontificou aluguel social, no valor de R$ 250,00 num período de até seis meses.
Cada casa antes de ser demolida, a prefeitura autorizou a retirada de  todos os materiais de construção como telhas, portas, vazo sanitário, janelas retirado das casas e foram removido num caminhão para casa de parentes.
Logo de manhã por volta das 05:00 horas dezenas de viaturas chegaram no terreno ocupado, as 06:00 o oficial de Justiça resolveu acordar algumas pessoas que ainda dormiam. E foram obrigados a desocupar a casa com urgência e tiveram que ir para casa de parentes e logo receberão a proposta de morar de aluguel que será pago pela prefeitura por um período de até seis meses.
A operação da policia militar chamou atenção de varias pessoas que assistiam de longe porque não tinha permissão para aproximar. alguns vereadores da oposição tentaram aproximar para acompanhar de perto a reintegração, mas o comando da PM não permitiu, os mesmos ficaram irritados. Tentando chamar a atenção das pessoas, mas não obtiveram êxito na manifestação.
Aproximadamente as 16:00 horas as doze casas foram demolidas. E o local foi isolado para que não haja depredações. Para a prefeitura a operação foi exitosa demonstrando que tipo de ocupação clandestina não acontece em Itacarambi, o certo é esperar a construção de casas populares para os próximos anos.
Também participam da ação agentes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Conselho Tutelar. A Polícia Ambiental também esteve no local para avaliar possíveis desmatamentos que possam ter ocorrido para construção de residências. Uma ambulância da equipe de saúde do município também participou da operação.
OPINIÃO
O terreno ocupado teve cunho político
A forma que este terreno foi ocupado no ano de 2012 houve fundamentos políticos. Um grupo de pessoas no intuito de tumultuar o andamento do progresso de Itacarambi,  resolveram de uma hora ocupar o terreno sem nenhum motivo, isto, antes da gestão atual tomar posse. Foi  a gota d’água para a prefeitura entrar com reintegração de posse entrando com um processo no Tribunal de Justiça. Perdurou dois anos para que a justiça resolvesse julgar  processo de reintegração de posse. conversando com alguns moradores do Bairro São Francisco, disseram que agora estão aliviados em saber que o terreno ocupados possam futuramente ser um local para construção de casas populares ou outro empreendimento da prefeitura. Mesmo assim algumas pessoas manifestaram antes no decorrer desses anos. Algumas famílias que moravam de aluguel não sabendo de nada foi ludibriada por alguns oportunistas incentivando a ocupação. Agora com o dinheiro gasto ficaram no prejuízo. Já os oportunistas para tentar aliviar o elo perdido foram na reintegração de posse tentar limpar a barra que infelizmente ficará suja por um bom tempo.
             RETROESCAVADEIRA REMOVENDO MATERIAL DA CASA
                             PREFEITURA AUTORIZA A RETIRADA DOS MATERIAIS
 
ESTA CASA ANTES DE SER DEMOLIDA, FOI RETIRADO O TELHADO
                                          CASAS QUE FORAM DEMOLIDAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno