Pular para o conteúdo principal

CHEIA DO RIO SÃO FRANCISCO NÃO DUROU NEM UM MÊS, E COMEÇA A AGONIZAR NA REGIÃO DE ITACARAMBI.

                                        local onde a Balsa presta serviço de travessia de veiculos em Itacarambi
Por Vailton Ferreira(jornal portal de itacarambi)
O nível manancial do Rio São Francisco  está muito baixo na região do município de Itacarambi, há uma semana que a balsa que presta serviço de travessia para as cidades de Jaiba e Janaúba esta comprometida devido a o baixo nível do rio. O visual do rio transformou numa verdadeira tristeza para quem vive o dia a dia da pesca e na retirada de cascalho no meio do rio. Os ribeirinhos estão com muito medo se o rio não vier a encher nesses meses de fevereiro e março época da chuva.
No inicio de dezembro choveu bastante na cabeceira do Velho Chico, trazendo uma cheia até favorável, mas agora depois de um mês, rio começa a ficar numa situação drástica. em Pirapora, no Norte de Minas. Sempre muito movimentada no verão, desta vez, a cidade  sofre com a falta de  visitantes. O Balneário das Duchas do Velho Chico, principal atração turística da cidade, está praticamente seco. Enquanto comerciantes e pescadores reclamam do prejuízo, toda a população está preocupada, porque nunca viu o rio tão vazio em janeiro, e espera dias piores no segundo semestre. Em plena temporada que deveria ser de chuva, a situação já é critica.
Nossa reportagem esteve nesta semana em Manga e deparou com a travessia dos carros para o outro lado da Cidade de Matias Cardoso e deparou com a balsa travessando centenas de carros numa pressa danada, pois é o único lugar que ainda consegue prestar este serviço, o local do porto tem uma profundidade ainda acessível para travessar os veículos. Mas se o rio continuar secando deste jeito a situação pode piorar no decorrer dos dias.
Para muitos moradores que dependem do rio teme uma seca pior que a do ano passado. Até mesmo o abastecimento de água pela Copasa gera um desconforto na população das cidades de Itacarambi e Januaria. Ainda não é momento de muita preocupação, mas tem deixado muitas pessoas em alerta.
Tem até pessoas abrindo poços artesianos na zona rural para precaver e tentar sair fora da seca. Segundo o Blogueiro Edivaldo Braga O Rio São Francisco vem enfrentando uma das maiores secas da sua existência, as várias cidades das suas margens sofrem com a falta de água. São inúmeros os relatos dos ribeirinhos, que contam as dificuldades enfrentadas no seu cotidiano. Muitos caminham a pé pelo leito do rio até chegarem à cidade e fazem o mesmo trajeto de volta para casa. Alunos das redes públicas chegam a usar três transportes para ir à escola, acordam às 5h para poder assistir a segunda aula por que a primeira não é possível. Os ribeirinhos estão aportando os seus barcos nas margens de um rio seco. Sem profundidade, as barcas de médio porte não conseguem navegar e os barqueiros buscam outras formas de sobrevivência, pois o transporte coletivo ficou impossibilitado. Os ribeirinhos estão substituindo os barcos por bicicleta, carroças, carrinhos de mão, entre outras possibilidades de locomoção. Estampou em seu blog esta manifestação.
Já a população de Itacarambi, inclusive os vazanteiros que nesta época tem plantado milho, feijão, abobora, mandioca e melancia não acredita que terá uma safra boa neste ano. Muitos plantaram milho nas ilhas mas o sol veio e secou todos os pés matando toda a plantação.

‘’há muitos anos atrás nesta época eu plantava tanto milho que dava para vender e alimentar meus animais, hoje infelizmente o eu estou deparando é um sofrimento’’ desabafou um vazanteiro. Enfim, se as autoridades não tomar nenhuma providência a situação pode ficar muito pior.
                                                                        RIO EM ITACARAMBI
                                                BALSA TRAVESSANDO VEICULOS NA CIDADE DE MANGA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...