CORPO DE BOMBEIROS DE JANUARIA FAZ UMA VARREDURA NO BALNEÁRIO DO RIO PANDEIROS PARA A TEMPORADA CARNAVALESCA

Em data de 14/01/2015, uma equipe do Corpo de Bombeiros de Januária, visando os recentes afogamentos e antecedendo o período carnavalesco, compareceu no balneário do Rio Pandeiros para levantamento e reforço da sinalização.  No Local, bombeiros realizaram estudo de situação, onde verificaram que, mesmo o rio estando com suas águas abaixo do seu nível normal, o balneário continua a oferecer riscos aos banhistas em decorrências de suas características geográficas.
Segundo levantamento, no local existem bancos de areia com laminas de água de cerca de 30 a 50 cm, que repentinamente cai para 3 a 4 metros de profundidade. Além do mais, no local existe um pequeno remanso (movimento circular da água), que tende a jogar os banhistas para parte mais profunda do balneário. Outro risco são as tentativas de subir pelas pedras escorregadias das cachoeiras, que em caso de queda pode levar a traumas e secundariamente ao afogamento.
O comandante do 7º Pelotão de Bombeiros de Januária ressaltou que: “Nada adianta reforçar a sinalização do local, se os banhistas não respeitarem a sinalização de advertência referente aos riscos iminentes. No período de carnaval estão previstos uma equipe de 3 (três) militares na prevenção aquática, que ficarão apostos evitando acidentes em todo  período carnavalesco.
Levantamentos estatísticos apontam que somente nos 12 primeiros dias de 2015, o 7º Batalhão registrou 11 afogamentos com 10 vítimas fatais, sendo que 6 destes afogamentos foram na região de Januária. Em 2014 os bombeiros registraram somente 02 afogamentos até o dia 14 de Janeiro. O grande número de afogamentos pode estar ligado às altas temperaturas registradas no Norte de Minas Gerais, fato que favorece a procura de banhistas pelos clubes, lagoas e rios.
Os afogamentos envolvendo crianças reforça a tese de que os pais devem ser os principais responsáveis pelos seus filhos nos clubes ou balneários. A autoconfiança, o desconhecimento dos perigos em rios associado ao uso de bebidas alcoólicas, contribuem significativamente para a ocorrência dos afogamentos.
  
 Dicas preventivas para se evitar afogamentos.

Escolha do local para nadar
Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.
Não ultrapasse faixas e placas de avisos.
Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.
Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.
Mudança de comportamentos
Evite nadar sozinho;
Não faça uso de bebida alcóolica antes de entrar na água;
Não se afaste da margem;
Não salte de locais elevados para dentro da água;
Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;
Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;
Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;
Evite brincadeiras de mau gosto ("caldos", "trotes", "saltos");
Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;
Não abuse se aventurando perigosamente;
Não deixe as crianças sozinhas;
Evite navegar com carga em excesso;
Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;
Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.

COM INFORMAÇAO DO 7º PELOTÃO DE BOMBEIROS DE JANUÁRIA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi