XAKRIABÁS FECHAM A BR-135 EM SÃO JOÃO DAS MISSÕES

foto de lélia alves


Um protesto comandado por lideranças da etnia Xakriabás fecha a BR-135 na altura de São João das Missões, na saída para Januária, no extremo Norte de Minas. Município que abriga o maior contingente indígena no Estado. Os indígenas denunciam projetos que tramitam no Congresso Nacional que avaliam como de interesse do agronegócio. Um deles é a PEC 215, que tenta retirar do Xxecutivo a responsabilidade sobre a garantia da demarcação dos territórios tradicionais dos povos indígenas e comunidade quilombola.Segundo informações preliminares, os índios protestam contra liminar que determinou a reintegração de posse da Fazenda São Judas Tadeu, na localidade de Várzea Grande, no município vizinho de Itacarambi.
A propriedade foi invadida por cerca de 500 índios xakriabás, em setembro de 2013. Os índios alegaram, na ocasião, que a fazenda é parte da área que pertenceu aos antepassados dos atuais remanescentes da etnia. Eles cobravam do governo a conclusão do processo de demarcação de novos limites para a reserva Xakriabás, considerada o maior grupamento indígena em Minas.Neste momento é grande o congestionamento nos dois sentidos da BR-135. Há forte policiamento no local, imprensa e curiosos. Segundo uma fonte, os índios reivindicam também a retomada da pavimentação da BR-135 entre Manga e Itacarambi, cujas obras foram paralisadas exatamente por suspeitas de que haveria um cemitério indígena no traçado da rodovia justamente na altura de São João das Missões.(fonte Jornalista Luis Cláudio Guedes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi