ELEIÇÕES 2016 - REGIÃO DE MANGA :PULA PARA LÁ, PULA PARA CÁ...

Homens do jaleco branco estão novamente em campos opostos na sucessão de Manga
Imagens: Clever Ignácio e Fábio Oliva
 Vermelhou e azulou. Médico Cândido Dourado em dois momentos nas disputas eleitorais em Manga: com adesivos do PT de Paulo Guedes e agora com Joaquim do Posto, outra vez em lado oposto ao do colega Cevyvaldo Ribeiro  
[ATUALIZADO] - Acompanhem comigo a trajetória nos bastidores da política manguense dos médicos José Cevyvaldo Ribeiro (PR) e Cândido Emílio Dourado (PRB) ao longo dos últimos 20 anos. Antes de seguir adiante com esta análise, é preciso dizer que os médicos cumprem papel importante nos pequenos municípios brasileiros, onde a saúde normalmente é precária quando não inexistente. Esses profissionais gozam de muito prestígio e são, na maioria das vezes, verdadeiros missionários na dura lida de atender aos reclamos das pessoas nos momentos mais aflitivos de suas vidas.
Os homens dos jalecos brancos, como Cândido e Cevyvaldo são conhecidos, alternam momentos de parceria e oposição nas disputas municipais em Manga há mais de duas décadas. Em 1996 e no ano 2000, por exemplo, eles estiveram juntos nas eleições do ex-prefeito Haroldo Bandeira (PMDB), de quem Cevyvaldo Ribeiro  o vice por dois mandatos. Já na eleição seguinte, em 2004, resolveram medir forças.
Doutor Cecyvaldo, então no PSDB, e Cândido Dourado, no PTN, disputaram as eleições de 2004, mas o racha entre eles serviu apenas para eleger o outsider Humberto Salles, que era do PTB, ao seu segundo mandato. Salles foi eleito com 4,2 mil votos na disputa em que Cevyvaldo (3,2 mil votos) teve desempenho melhor que o cunhado Cândido (2,1 mil votos). Os homens do sapato branco não voltariam a disputar uma eleição majoritária em Manga, mas têm o seu apoio requisitado – e até certo ponto disputado – a cada nova eleição.
Na disputa de 2009 eles voltariam a ficar em campos opostos. Doutor Cândido deu apoio quase simbólico ao então candidato Henrique Fraga (PP), em chapa que contava com a simpatia do deputado estadual Paulo Guedes (PT) e dos ex-prefeitos Haroldo Bandeira e Humberto Salles (PSB).
Ainda em 2009, Cecyvaldo acompanhou o então vereador Maurício Magalhães, o Cabeção (PR), na chapa vencedora do ex-prefeito Joaquim de Oliveira Sá, o Joaquim do Posto Shell (PPS), que patrocinou o golpe parlamentar que derrubou Humberto Salles na metade do seu segundo mandato em Manga. Salles já havia sido prefeito entre 1989/1992, quando também foi cassado a 10 dias do final do mandato.
Precisão cirúrgica
O mundo gira e a Lusitana roda. Chegamos às eleições municipais de 2012, quando os médicos novamente divergiram em seus apoios aos candidatos de turno. José Cevyvaldo apoiou a candidatura derrotada de Maurício Magalhães, enquanto Cândido Dourado fechou aliança de última hora com Paulo Guedes para indicar seu irmão, o atual vice-prefeito Eliel Seixas Dourado (PRB), para a vice de Anastácio Guedes (PT).
Cândido ganhou mais uma, mas a vitória foi de Pirro (aquela que tem alto custo). Dois anos depois, nas eleições para a Assembleia Legislativa, ele já estava contra Paulo Guedes em apoio explícito a Arlen Santiago (PTB), o amigão do ex-prefeito e agora novamente candidato Joaquim do Posto Shell.
Chegamos finalmente ao tempo presente. Cevyvaldo e Cândido, que são compadres e contraparentes, estão novamente em trincheiras opostas. Cândido trocou a companhia dos camisas vermelhas do PT pelo azul de Quinquinha do Posto Shell e seu parceiro Luiz do Foguete, com quem divide a chapa de oposição na disputa em Manga, desta vez polarizada entre dois nomes.
Os homens do jaleco branco, profissionais de alto gabarito em suas especialidades e figuras respeitadas no município fizeram suas apostas. Não há chances para um empate técnico. No dia 2 de outubro um dos projetos em debate para os próximos quatro anos será derrotado e um dos médicos vai faturar o acerto das suas escolhas. Faltam 45 dias para a votação e a sorte está lançada. Vamos ver qual dos bisturis tem maior precisão cirúrgica e capacidade para antever o futuro.(SITE DO LUIS C. GUEDES)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno