Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI SEGUE EM MÃOS DE FORASTEIROS

Município elege primeira mulher para prefeita do município, mas confirma tendência iniciada por Zé de Paula há 34 anos
A médica Nívea Maria de Oliveira (PTB), 37 anos, foi eleita a primeira prefeita da história Itacarambi, município com 53 anos de emancipação, localizado o extremo Norte de Minas. Nascida em Juiz de Fora, a Dra. Nívea migrou para Itacarambi há algum tempo para atuar no setor de saúde do município. Sua vitória sobre o atual prefeito Ramon Campos (PDT), com a estreita margem de 29 votos foi das mais disputadas da região. A futura prefeita de Itacarambi recebeu 4.876 votos ante os 4.847 recebidos pelo seu oponente.
A eleição de Nívea Maria Oliveira consolida uma curiosa tradição em Itacarambi: ao longo dos últimos 34 anos, e nove mandatos, o município estará sob o comando de migrantes em oito deles. Essa tradição em escolher para o mando local candidatos alienígenas começou com o ex-prefeito José Ferreira de Paula, 90 anos em dezembro próximo, eleito para o primeiro dos seus quatro mandatos no agora distante ano de 1983.
O estilo gerencial do pecuarista Zé de Paula, nascido em Frutal, Minas Gerais, caiu no gosto da população de Itacarambi. Na soma, a hegemonia política em Itacarambi durou 26 anos e seis mandatos - um dos casos mais longos de mando em municípios do Norte de Minas nos últimos 50 anos. Além das suas quatro passagens pelo gabinete da Prefeitura de Itacarambi, a última delas entre 2009 3 2012, quando já era um octogenário, Zé de Paula  ainda conseguiria colocar o poste Antônio Felício Nemer para o primeiro dos seus dois mandatos em 1988.
O belo-horizontino Nemer voltaria a comandar o município entre 1997/2000. Além deles, o município também foi comandado por Carlos Henrique Caica Campelo, no final de 2012, após a prisão do então prefeito Rudimar Barbosa. O empresário Caica nasceu em Sete Lagoas e também migrou para a cidade em busca de oportunidades para negócios.
Município dividido
Rudimar, por sinal, foi o único prefeito nativo a comandar Itacarambi nos últimos 34 anos. Não foi uma boa experiência para a população local. Sua administração foi marcada por denúncias de corrupção e, em certa medida, terceirizada para outro não filho da terra. Reza a lenda que quem realmente mandou na sua gestão foi o empresário Marcus Vinícius Crispim, o januarense Corby, pivô do maior escândalo que o município já presenciou na administração. Os dois foram condenados após responderem a processos por fraudes em licitação e desvios de recursos públicos.
Natural de Bom Despacho, também em Minas, a primeira mulher eleita prefeita de Itacarambi teria contado com o apoio discreto de Rudimar. Sua eleição foi uma surpresa, já que o prefeito Ramon Campos fez administração que pode ser classificada como razoável no ambiente de crise e falta de recursos que dificultou a vida dos gestores municipais em todo o país. Nívea tem agora a missão de dar continuidade à tendência, consolidada ao longo de quase quatro décadas, que coloca os destinos de Itacarambi nas mãos das pessoas que o seu acolhe.    
A passagem de Campos pela Prefeitura de Itacarambi se destacou pela cobertura com massa asfáltica dos paralelepípedos de ruas do centro antigo da cidade. A médica Nívea Maria vai assumir a administração para cuidar dos interesses e carências de 18,5 mil moradores de Itacarambi sob o signo da divisão que marcou a cidade, representada na margem apertadíssima com que bateu Ramon Campos.
SITE DO LUIS CLÁUDIO GUEDES.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...