Servidores estaduais da educação deflagram greve em cidades de MG

Servidores das escolas estaduais do Norte, Noroeste e regiaõ Central de Minas aderiram a uma greve proposta pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE). Na manhã desta quinta-feira (16), milhares de alunos tiveram as aulas suspensas na região e as escolas tiveram a programação de atividades interrompida. A expectativa do sindicato é de que mais instituições sejam paralisadas a partir desta sexta-feira (17). O protesto tem como pauta principal a reforma da Previdência (PEC 287), além de reivindicações na esfera estadual.
A Superintendência Regional de Ensino, instalada em 
Montes Claros, informou, por nota, que, das 130 escolas da regional, 55 foram totalmente paralisadas e 75 tiveram parte das atividades interrompidas. Das 3.655 unidades de ensino da rede estadual em todo o estado, segundo a secretaria de Educação, 2.041 informaram a situação sobre a paralisação. São 995 escolas totalmente paralisadas e 1.046 escolas parcialmente paralisadas nesta quinta-feira.
Reivindicações do sindicato
Ainda na quarta-feira (15), 
o Sind-UTE informou sobre a greve durante manifestações contra a reforma da Previdência, em Montes Claros. De acordo com o coordenador, Geraldo Costa, a paralisação é uma resposta à proposta de reforma da Previdência (PEC 287) e uma cobrança ao Governo de Minas Gerais.
“Somos contra a PEC 287. Todos os servidores da educação vão passar a se aposentar depois dos 70 anos.

O que diz a secretaria
Em nota, a secretaria de Estado de Educação disse que considera de fundamental importância a valorização de todas as categorias da educação e alegou que desde o início da gestão do governador Fernando Pimentel já foram nomeados 41.051 servidores, sendo que nesta quarta-feira (15) foi publicada uma nova lista com 1.500 professores. "Também foram publicados 28.015 atos de aposentadoria dos servidores da educação, outro item do acordo”.(G1 GRANDE MINAS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno