MONTES CLAROS: Governador de Minas participa de solenidade para entrega de tratores destinados à agricultura familiar

Evento marcou entrega de tratores para municípios e associações (Foto: Pablo Caires/Inter TV Grande Minas)
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), cumpriu agenda de compromissos em Montes Claros na manhã deste sábado (28), onde participou de solenidade para a entrega de 45 tratores, disponibilizados à agricultura familiar em municípios da região Norte e do Nordeste do estado.
A solenidade ocorreu no Parque de Exposições João Alencar Athayde e reuniu representantes de 41 municípios e associações do Norte de Minas que serão beneficiados com os equipamentos. Segundo o Governo de Minas, os tratores, equipados com grades para arado, vão beneficiar nove mil famílias rurais.
"Só quem não conhece Minas Gerais que acha que este tipo de entrega é uma coisa pequena; não é não. Faz uma diferença enorme em um município pequeno, que tem assentamento rural, uma comunidade rural, produção familiar", afirmou Fernando Pimentel.
O governador destacou ainda, durante sua fala, os problemas enfrentados pela falta de água no estado e citou a obra no Rio Pacuí, para atender o abastecimento de Montes Claros. "Vamos achar outras soluções. O Pacuí não vai ser uma solução definitiva. Vamos ter que construir um plano de longo prazo para Minas Gerais para a questão hídrica".
Investimentos e cobrança
Parte dos tratores foram adquiridos através do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene); outros, através de emendas parlamentares federais e estaduais. O total investido pelo Estado na aquisição dos tratores foi de R$ 4,12 milhões.
"Nós temos uma diminuição do volume pluviométrico nos últimos 10 anos, e isso dificultou cada comunidade, aumentou o índice de pobreza nos municípios, e é a função sim do Estado cada vez mais dar aporte aos municípios para melhor a qualidade de vida das famílias rurais", afirmou o diretor geral do Idene, Gustavo Xavier, ao fazer um diagnóstico da realidade enfrentada pelos produtores do Norte de Minas.
Durante o evento para a entrega das chaves dos tratores, Fernando Pimentel se reuniu com 25 prefeitos da região. Os representantes municipais cobraram investimentos no transporte escolar e em hospitais, e pediram ainda o desbloqueio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Estado (ICMS).

"Foi feito o compromisso de cronograma para regularizar este repasse, para que possamos colocar a vida dos municípios para andar mais rápido, para o desenvolvimento da nossa região”, José Reis, presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).(G1 GRANDE MINAS)

Comentários