Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI MAIS UMA VEZ SE DESTACA NA LISTAGEM OFICIAL DOS MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DA POLÍTICA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO EM MINAS GERAIS, DEPOIS DE 16 ANOS.


 A Secretaria de Estado de Turismo, em atendimento ao art. 21 da Resolução SETES nº 45, de 05 de novembro de 2014 e ao art. 1º da Resolução SETUR nº 07, de 30 de julho de 2018, PUBLICOU a listagem oficial dos municípios participantes da Política de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, a ser: Associação do Circuito Turístico Velho Chico: Minas, Itacarambi, Para participar da política de turismo do governo estadual, o Circuito Turístico deve possuir um certificado de reconhecimento expedido pela SETUR/MG. É bom lembrar, que o município de Itacarambi ficou por 16 anos fora desta lista, felizmente com o trabalho da nova Gestão, UNIÃO, TRABALHO E TRANSPARÊNCIA, através da Coordenadora Municipal de Turismo, Claudia Seixas, nosso município conseguiu esta prioridade.
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Claudia Seixas, pessoas sorrindo
CLAUDIA SEIXAS
Considerando a Resolução nº 008/2008, que dispõe sobre a documentação exigida e as diretrizes do processo de certificação (BOLSON e ÁLVARES, 2004). Atualmente, o estado de Minas Gerais conta com 46 Associações de Circuitos Turísticos, devidamente certificados pela SETUR/MG, englobando aproximadamente 600 municípios. Vale ressaltar, ainda, um importante avanço no que diz respeito à política estadual de turismo em 2009, com destaque para a regionalização. Trata-se da inclusão do critério “turismo” na Lei Estadual no 18.030 de 2009, que dispõe sobre a distribuição aos municípios mineiros de parcela da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
 Com essa inclusão, os municípios mineiros que cumprirem os critérios obrigatórios e apresentarem a documentação exigida, recebem um incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística. Segundo a SETUR/MG, o ICMS Turístico faz parte de uma estratégia de descentralização de recursos com a finalidade de estimular a consolidação de uma gestão municipal voltada para o turismo, “além de incentivar o aumento dos investimentos no turismo local, promover melhorias nos serviços, oferecer mais atrações e, assim, fortalecer o turismo no interior de Minas Gerais” [...] (MINAS GERAIS, 2012). Os requisitos mínimos para habilitação do município no ICMS Turístico são: a) participar de um Circuito Turístico reconhecido pela SETUR/MG, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais; b) ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; c) possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), constituído e em funcionamento; e d) possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em funcionamento (MINAS GERAIS, 2010).
Enfim, a prefeita Nivea Maria em conjunto com a equipe da Coordenadoria de Turismo. Conseguiram ressuscitar o turismo de nossa cidade.
Por Vailton Ferreira e informação do Turismo em análise.  
A imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre, natureza e água

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al