Grupo Capoeira Sinhá do Reino realiza batizado e troca de corda de capoeiristas em Itacarambi


Aconteceu na manhã deste sábado (29 de Setembro) na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Carmem Maria O SEGUNDO ENCONTRO E BATIZADO III VADEIA ITACARAMBI. O encontro contou com a presença da Prefeita de Itacarambi, Dra. Nívea Maria, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Amilton Rodrigues e Coordenadores do Cras e Creas e do vereador Buguinha.
A direção geral ficou sob-responsabilidade do Mestre BIM de Januária, supervisão do Professor Uru e Organização dos graduados, Pica Pau e Zumba e aluno Alex. Com apoio da Prefeitura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, COMTUR de Itacarambi, Coordenadoria de Esporte e Conselho Municipal de Esporte.
O batizado  de capoeira é a primeira vez que o aluno joga com um mestre, por isso é necessário praticar o esporte entre seis meses a um ano. A troca de cordões compreende as graduações da capoeira na qual o aluno recebe diferentes cores de cordões representando seu grau de habilidades no esporte. 
– O cordão verde é a primeira graduação depois passará por varias fases até chegar a ser mestre cujo cordão terá todas as cores: verde, amarelo, azul e branca juntas.
Vieram Mestres de várias regiões do Norte de Minas: MESTRE MOGONGA DA CIDADE DE MANGA, MESTRE MURINGA DE CARINHANHA-BA, MESTRE B2 DE JAÍBA, MESTRE BIM, DE JANUÁRIA, MESTRE BRÓS DE MONTES CLAROS, MESTRE GANCHO DE JAÍBA, E OS PROFESSORES: PERIQUITO (MANGA), JAILSON (CARINHANHA-BA), ROMARIO (JAÍBA) e PROFESSOR ADALBERTO de ITACARAMBI.
A formatura ocorre quando o aluno tem alto grau de habilidades em todos os âmbitos do esporte, conhecimento sobre a história da capoeira e responsabilidade com a causa. Para tornar-se um aluno formado,  é necessário cerca de 10 anos de dedicação ao esporte. 
– Os principais requisitos para formação é ter aptidão física, conhecimento sobre a história da capoeira e responsabilidade com a causa. Batizado de capoeira é uma festa para a apresentação de aluno iniciante à sociedade, é a primeira vez que o aluno joga com o mestre – conta o coordenador.
POR Vailton Ferreira








































Comentários