Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo em Minas Gerais tem a coordenadora de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itacarambi Cláudia Seixas como Secretaria Territorial.


A iniciativa da criação da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo em Minas Gerais surgiu após demanda apresentada à Secult por diversos gestores municipais de cultura e turismo que integram o Fórum Nacional de Gestores de Cultura das Capitais e municípios.

Criado em 2008, o fórum, inicialmente, abrangia secretários de capitais e regiões metropolitanas. Em 2017, a atuação foi ampliada, abrangendo, também, todos os municípios interessados nas políticas públicas para a cultura.

Entre o fim de 2019 e início deste ano a proposta encorpou e, em virtude de boa parte dos municípios juntarem as duas pastas, a exemplo do Estado e da União já estarem juntas, transformando-se em Rede Estadual de gestores municipais de cultura e turismo.

Os objetivos principais são semelhantes aos do fórum nacional: atuação conjunta, compartilhamento de experiências e fortalecimento das gestões municipais.

Grande parte das Conquistas municipais foram obtidas pela atuação efetiva do fórum nacional através do diálogo nacional e através da lei de emergência cultural.

 Segundo o secretário Leônidas Oliveira, a articulação entre gestores vai possibilitar que um número ainda maior de cidades do Estado, que soma 853 municípios, possa usufruir de mecanismos de fomento à cultura e ao turismo.

Minas Gerais se divide nessas microrregiões e o Norte de Minas tem 83 municípios compondo efetivamente essa rede, uma mulher de fibra e coragem vai representar esses 83 municípios, de acordo a nova Secretaria Territorial Cláudia Seixas, “grande parte desses municípios fazem parte das Minas, dos ouros, dos diamantes e esses 83 dos quais hoje ela defende e representa, municípios que antes eram as Gerais, pelas conquistas, pela organização, pelas lutas, por tudo que foi constituído, hoje saímos das Gerais para assumir as Minas.”Minas de amor, mineiros...laços tão verdadeiros, vida onde o sonho é real, terra de nome plural, gerais das montanhas.

Lugar que a fé escolheu pra ficar e a chuva só fez fecundar, minérios, mistérios da cor. Pe. Fabio de Melo

ASCOM – ITACARAMBI.

Comentários