Governo de Minas suspende cortes de água e luz e anuncia medidas de apoio a famílias e comerciantes prejudicados

 

O governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (18), um pacote de medidas de apoio econômico a famílias de baixa renda, comerciantes e municípios impactados pelas restrições da onda roxa, implantada no estado para o combate à pandemia da Covid-19. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vai suspender os cortes de fornecimento de energia elétrica a clientes cadastrados como Tarifa Social que estão com débitos em atraso. Os valores devidos por esses consumidores serão parcelados em até 60 vezes, sem juros.

Já as dívidas de microempresas dos setores afetados pelas medidas restritivas poderão ser parceladas em até 12 vezes sem juros.

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também vai suspender os cortes de fornecimento de água.

Os clientes beneficiários da Tarifa Social não terão o abastecimento cortado até 31 de maio. Neste período, também não haverá incidência de juros ou multas por atraso no pagamento.

Esses consumidores poderão parcelar as faturas atrasadas em até 36 meses. A adesão a essas condições de pagamento deve ser feita até o dia 15 de maio, pelo site da Copasa.

Ajuda a municípios

O estado vai antecipar R$ 383 milhões referentes a duas parcelas do acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM), assinado em abril de 2019. O termo estabelece o pagamento de R$ 7 bilhões de repasses de ICMS, IPVA e Fundeb devidos aos municípios pela gestão anterior.

O valor antecipado corresponde às parcelas de março e abril, que serão depositadas até o próximo dia 26.

G1 grande minas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno