Gripe: Campanha de vacinação no Norte de MG começa em 12 de abril; veja quem pode receber doses

 

A campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (12) em Minas Gerais. Nesta sexta-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde entregou 56.400 doses de imunizantes em Montes Claros (MG), que serão distribuídas aos outros municípios do Norte de Minas Gerais.

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, a campanha de vacinação contra a gripe foi divida em três etapas e está prevista para terminar em 9 de julho.

Na primeira fase, devem ser imunizadas 200.667 pessoas no Norte de MG. Outras remessas de doses serão repassadas à região nas próximas semanas, veja o cronograma:

1ª etapa - 12 de abril a 10 de maio: Público-alvo formado por crianças de seis meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde

2ª etapa - 11 de maio a 8 de junho: Público-alvo formado por professores e pessoas acima de 60 anos

3ª etapa - 9 de junho a 9 de julho: Público-alvo formado por pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, motoristas, pessoas que trabalham no sistema prisional, privados de liberdade, forças de segurança e salvamento e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

"A vacina contra a influenza vai estar disponível em todas as unidades básicas que possuem sala de vacina. É importante levar o cartão SUS e o cartão de vacinação para que essa dose seja registrada."

Veja o endereço e os telefones das salas de vacinação em Montes Claros

Vacina da gripe da Covid

A coordenadora de vigilância em saúde explica que as pessoas que já se vacinaram contra Covid-19 e fazem parte do público-alvo da campanha da gripe devem esperar por um período de 14 dias entre a aplicação das doses.

Prevenção

"Nós vamos ter duas campanhas acontecendo ao mesmo tempo nos municípios. Quem está dentro do grupo prioritário para a vacinação contra a influenza deve procurar as salas de vacinas para ser imunizado. Essa campanha tem o objetivo de reduzir adoecimento, complicações, internações e óbitos pela influenza, nesse momento é extremamente importante com o objetivo de reduzir a sobrecarga do serviço de saúde", fala Agna Soares da Silva Menezes.

Distribuição das doses

Segundo a SRS, a intenção é que os municípios vacinem 90% das pessoas do público prioritário. Cada localidade terá autonomia para decidir o Dia D da campanha. Veja como ficou a distribuição das 56.400 doses:

Composta por 54 município, a SRS de Montes Claros recebeu 36.400

Comporta por 25 municípios, a Gerência Regional de Saúde de Januária recebeu 15.400

Comporta por sete municípios, a Gerência Regional de Saúde de Pirapora recebeu 4.600

 Fonte:G1grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi