Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO SARA-Câncer infantojuvenil é o tema do Setembro Dourado.

 


Assim como o outubro é rosa e o novembro é azul para ações de prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata, o SETEMBRO é DOURADO — mês dedicado à conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

O Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - Coniacc, que congrega instituições espalhadas por todo o Brasil. As instituições afiliadas, como a Fundação Sara, replicam a campanha em suas regiões com o objetivo de levar conhecimento sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% das crianças e adolescentes com câncer que têm diagnóstico precoce e realizam o tratamento em centros especializados, são curados. Em outras palavras, a cura está mais perto para as crianças e adolescentes que descobrem o câncer logo em seu início.

Segundo a oncopediatra da Fundação Sara, Dra. Eliana Cavacami, é comum que os sintomas do câncer infantojuvenil sejam confundidos com sintomas de outras doenças da infância. “O que os pais e responsáveis devem ficar alertas é à persistência das alterações na saúde da criança e do adolescente. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento especializado, maiores são as chances de cura”, explica a oncopediatra.

O câncer infantojuvenil é uma doença rara se comparada ao câncer em adultos. No entanto, representa a primeira causa de morte, por doença, na faixa etária entre 01 e 19 anos. Por ano, são registrados mais de 8 mil novos casos nessa faixa etária, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Assim, o combate ao câncer infantojuvenil começa com a disseminação do conhecimento sobre os principais sinais e sintomas da doença aos pais, responsáveis, cuidadores, professores, médicos, dentistas e todos que assistem às crianças e adolescentes, para alcançar uma maior taxa do diagnóstico precoce e, consequentemente, da cura.

Fundação Sara - 23 anos de Solidariedade

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.300 famílias amparadas. Para saber mais acesse www.fundacaosara.org.br.

Sobre a CONIACC - Confederação Nacional das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer

A CONIACC representa as instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer espalhadas por todo o Brasil. Atualmente conta com 49 Instituições filiadas.

Através da CONIACC surge uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil.

Graças ao engajamento de seus dirigentes, a CONIACC possui representatividade e um propósito bem definido, que é o de estimular e apoiar através de uma rede de ações, em todos os níveis da sociedade, um olhar mais sensível para a criança e o adolescente com câncer e suas famílias.

Mais informações no site www.coniacc.org.br.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al