CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO – CISAMSF É MODELO DE GESTÃO.

 

Aconteceu entre os dias 25 e 26 de novembro de 2021, na Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE, em Governador Valadares/MG o 12º Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais, com o tema em debate “Consórcios Intermunicipais Ferramenta de Gestão e de Fortalecimento Regional”,
Participaram do encontro secretários executivos, prefeitos de diversas cidades, assessorias e técnicos dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais, além do cônsul da Eslováquia, Renato Werner. O srº. Narcélio Alves Costa presidente do Colegiado das Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais - COSECS-MG/ APP, Deputados Federais e Estaduais, Dr. Victor Borges Presidente da rede nacional de consórcios, Lideranças Regionais, instituições importantes das áreas da Saúde, Meio Ambiente, Agricultura e Turismo.
O Encontro teve como principal objetivo a divulgação desta importante ferramenta, foram realizadas apresentações de palestras com temas variados, e reuniu representantes de diversas cidades, propondo o fortalecimento dos consórcios por meio de debates e troca de experiências nas áreas da saúde, meio ambiente, turismo legislações, financiamento, prazos e experiências exitosas dos Consórcios Intermunicipais de Saúde e Multifinalitarios.
Nosso norte de minas muito bem representado pelo secretario executivo do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO – CISAMSF, Antônio Luiz Alves de Freitas, que em seu painel interativo repassou a todo público presente a importância do consorcio em nossa região e a convite do Sr, Presidente do COSECS-MG, concedeu uma palestra com o tema: “Apresentação de Experiências Exitosas e Projetos para Consórcios Intermunicipais” e ainda participou das discussões sobre diversos temas durante o evento.
O CISAMSF, fundado no ano de 1996 e até o ano de 2015 em seu inicio atendia de 350 a 400 consultas mensais, tinha um DÉFICIT de aproximadamente R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos); Ausência de certidões negativas; Não tinha sede própria; Consórcio administrativo (Sem Pers. Jurídica) Com muito trabalho e determinação neste ano de 2021 conta com sua sede própria com (1.140 m²), frota própria para transporte dos pacientes, situação fiscal em dia, consórcio com suas contas em dias, situação Fiscal regular, Transformado em Consórcio Público (Pessoa Jurídica Dir. Público).
O CISAMSF que no seu inicio contava com 5 municípios hoje (2021) conta com a participação de 8 municípios, entre eles: Bonito de Minas, Cônego Marinho, Itacarambí, Januária, Montalvânia, Miravânia, Pedras de Maria da Cruz e São João das Missões. São realizados media de 4000 mil atendimentos mensais, entre consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos aos seus usuários,
“Proporcionar uma maior acessibilidade a diversos procedimentos e especialidades na área da saúde aos nossos pacientes. Esse é o principal objetivo do CISAMSF”. Destacou o srº Antônio Luiz, secretário Executivo do CISAMSF.
Para o presidente do CISAMSF, Agidê Santana, prefeito da cidade de Cônego Marinho, “o nosso consórcio participar de um evento como este, sendo apresentado como modelo de gestão para toda Minas gerais é de muito orgulho para nossa gestão, confirmando assim a importância de ainda mais buscar o fortalecimento, e desenvolver maneiras de melhorar a cada dia as políticas públicas e atendimento nas áreas da saúde, facilitando o atendimento aos nossos munícipes”, Ressaltou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno