VILOLÊNCIA AUMENTA EM ITACARAMBI, POPULAÇÃO PEDE CRIAÇÃO DE UM PELOTÃO DA PM

                     REPORTAGEM ESPECIAL

CONTIGÊNCIA DA PM É MUITO POUCO”. RECLAMA A POPULAÇÃO

Por Vailton Ferreira
Na semana passada a população da cidade de Itacarambi, acordou assustada com um bárbaro assassinato ocorrido no município, quando um senhor que dormia na rua foi morto com requinte de crueldade,  com vários golpes de faca. Além desta morte, uma semana antes outros,  três aconteceu na mesma região. Para as autoridades, o índice tem aumentado porque a cidade vem crescendo e a quantidade de pessoas aumenta gradativamente.
Recentemente, a  Prefeitura Municipal de Itacarambi promoveu o primeiro Fórum Municipal de Segurança Pública, onde o prefeito  Ramon Campos(PDT), pronunciou sua preocupação com a segurança pública e falou que a questão do elevado índice de violência tem fatores com o desordenado  consumo de drogas, desemprego e invasão de lotes de um bairro da cidade. Ramon falou que pretende montar uma Guarda Civil, para auxiliar a Policia Militar, proposta a longo  prazo. O contingente da Policia Militar é pequeno  para suprir a necessidade da população.
No debate proferido no Fórum, foi cogitado  pelas autoridades, a criação do Pelotão, destacando a importância deste envolvimento comunitário para a Segurança Pública do município e região, o esforço logístico e humano feito pela Corporação serviria para melhorar as condições de prestação de serviço, cumprindo um compromisso assumido perante a população de Itacarambi no sentido de viabilizar a ordem pública. O município de Itacarambi tem um contingente de aproximadamente 12 Policiais  Militares, pouco na prestação dos serviços operacionais. Tem vez que fica impossível de atender a demanda porque as ocorrências de furtos, roubos e outros fatores, impedem a prestar um serviço de qualidade. Para os PMs,  acarreta muito serviço ficando as vezes com as mãos atadas. Quem sofre com este absurdo é a população que fica desguarnecida. Os PMs tem feito milagre para combater a criminalidade no município, mesmo assim, a violência vem aumentando.
A Prefeitura tem ajudado formando uma parceria com a PM, ajudando no fornecimento de gasolina e até mesmo na manutenção das duas viaturas, assim que precisa. Enquanto não forma o pelotão, a população pede que seja banido essa situação. Ou aumenta imediatamente o numero de policiais no Quartel da cidade.
A Polícia não é a responsável pelo aumento da criminalidade, existem outros elementos que contribuem diretamente para a violência, como o desemprego, a falta de oportunidades a nível educacional, de saúde, e outras questões que envolvem política governamental. Mas a questão em nosso município é mesmo o pequeno numero de  policiais, uma quantidade que assola há muito anos, é bom lembrar que a cidade cresceu e o numero de moradores também aumentou, isso que tem que ser abordado, para não ficar no esquecimento. Segundo o art. 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos, o que significa que cada um de nós possui a sua parcela de responsabilidade na busca na preservação da integridade física e patrimonial dos bens de cada um que integra a sociedade
Enquanto os marginais se utilizam de armas semi-automáticas, granadas, rifles, fuzis AR-15, metralhadoras, armamentos de uso reservado das Forças Armadas, adquiridos ilicitamente no mercado negro, os policiais são chamados a enfrentarem esta realidade com revólver calibre 38, viaturas precárias, delegacias sem estrutura, computadores ultrapassados, salários incompatíveis com a realidade, mas com a obrigação de preservarem a ordem pública e a integridade física e patrimonial dos cidadãos mesmo com o sacrifício de suas próprias vidas, sob pena de omissão, e responderem a processo administrativo e penal.a população de Itacarambi, pede que as autoridades apressa na criação deste PELOTÃO com a máxima urgência, para que haja paz e menos violência.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno