Pular para o conteúdo principal

Cheia do Rio São Francisco reduz depois da estiagem

                                com a vazante, o leito do rio fica desse jeito           
A cheia do rio São Francisco provoca transtornos na Região Norte de Minas. Na cidade de Manga, produtores que moram nas ilhas enfrentam dificuldades para fazer a travessia de balsa. Segundo a Defesa Civil municipal, o rio já abaixou um metro, mas ainda está seis metros acima do nível normal.
A travessia de Matias Cardoso para o município, que podia ser feita em dez minutos, passou a demorar uma hora. A distância é de dois quilômetros. Caminhões também encontraram dificuldades para atravessar o rio, o que provoca filas na hora do embarque dos veículos. A prefeitura de Manga informou que a capacidade das balsas teve que ser reduzida para garantir a segurança do transporte, o que explica a fila de caminhões. Essa noticia foi veiculada em todos os veículos de comunicação do Norte de Minas, a situação agora é outra. Depois de uma estiagem nas ultimas semanas o que vemos é uma redução no leito do Velho Chico.
Em Itacarambi, o rio diminuiu muito a cheia, de duas semanas atrás era um rio  transbordante, o que vemos agora é um monte de barranco todo mole com sintoma de assoreamento.
Para alguns produtores rurais que utilizam as ilhotas do São Francisco para o plantio do feijão e milho, teme em voltar para semear as sementes, porque nessa época o rio pode voltar a encher novamente, o efeito sanfona é eminente nessa temporada de chuva, o jeito é esperar mais uns dois meses. Mesmo assim tem produtor que se aventura a fazer essa façanha.
Já  os pescadores que estão proibido em jogar suas redes, devido a período da piracema, ficam esperando até liberar a pesca, alguns utilizam anzóis para pegar a famosa CUMBACA nessa temporada de cheia, mas o mandinho branco é o mais fisgado pelos pescadores amadores. Enfim, enquanto não chove o Velho Chico, diminui seus leitos com uma paisagem desoladora, com uma agua barrenta.(Vailton Ferreira)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...