Pular para o conteúdo principal

Cenário do Velho Chico é assustador, afirma expedição Vidas Áridas

G1 grande minas
O cenário de seca no Rio São Francisco é assustador". A afirmação é de Humberto, um dos organizadores da Áridas no Velho Chico. O grupo formado por jornalistas,  estudantes e especialistas ambientais, percorreu as margens do Velho Chico por 14 dias.
“O que vi e vivi nestes dias vai ficar para sempre gravado em minha memória. A situação do rio está pior que imaginamos. Em todos os lugares, a imagem de seca é muito forte”, afirma o expedicionário.
Dez cidades foram visitadas pela expedição. De acordo com Geraldo Humberto, “a morte (de animais, vegetação e do próprio rio) está extremamente ligada onde deveria existir a vida. Percebemos que existe poucas políticas públicas em prol da revitalização do Rio São Francisco”, lamenta.
O Ambientalista Sóter Magno acompanhou a Expedição. Segundo ele tudo que foi encontrado às margens do rio devem ser repassadas por meio de relatórios. “Encontramos surpresas boas, mas encontramos também muitas surpresas desagradáveis. Podemos perceber que quando se fala da seca no× Chico, estamos falando também da seca de seus afluentes. O Rio São Francisco não existiria sem os afluentes”, explica.
Apesar da constatação negativa, o objetivo da Expedição foi alcançado. “Conscientizar é muito difícil, ma com certeza conseguimos sensibilizar órgãos públicos, moradores e pescadores quanto a real situação do Rio São Francisco”, completa Geraldo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...