Pular para o conteúdo principal

ITACARAMBI TERÁ PLANO ‘B’ PARA ABASTECIMENTO

Apesar de estar no barranco do Velho Chico, cidade pode precisar de poços artesianos
O chefe do Departamento Operacional Norte da Copasa em Montes Claros, Daniel Antunes Neto, traz a público uma surpreendente informação: a ribeirinha cidade de Itacarambi está entre as poucas cidades do Norte de Minas a precisar de plano ‘B’ para garantir o abastecimento da população.
A informação ganha status de alarmante porque seria impensável, há até pouco tempo a ameaça de desabastecimento em cidades localizadas no barranco do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d’água do país. O ‘Velho Chico’ vive o pior janeiro da sua milenar história, quando deveria receber as tradicionais enchentes de verão, porque o Operador Nacional do Sistema (NOS) determinou a redução da vazão do rio na Barragem de Três Marias (hoje com apenas 10,29% da sua capacidade de reservação de água).
Junto com Jaíba, também no extremo Norte de Minas, Itacarambi vai precisar do reforço da captação via poços artesianos para garantir água aos moradores nos próximos meses. A informação está na edição desta quarta-feira (28) do ‘Jornal de Notícias’, de Montes Claros.
Segundo Daniel Antunes, a situação mais crítica acontece em Jaíba, onde o risco de desabastecimento é iminente. “A captação é feita no canal que abastece o projeto de irrigação, cuja vazão está muito baixa por causa do pouco volume de água do São Francisco. Esse também é o motivo da preocupação em Itacarambi. Nos dois casos vamos ter que utilizar poços artesianos, cuja água apresenta certo grau de dureza”, disse o técnico. Jaíba é cortada ao meio pelo Rio Verde, mas o rio ganhou o incômodo de intermitente desde 2013, como rescaldo da pior seca que a região enfrenta em 80 anos.

Montes Claros
Ainda segundo o ‘JN’ não há indicação de que Montes Claros, a maior cidade da região com pouco mais de 400 mil habitantes enfrente falta de água ao longo de 2015. A cidade, segundo Antunes Neto, tem água garantida para pelo menos 15 meses, mesmo que não chova nesse período. “No momento, a situação aqui é melhor, por exemplo, que a da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Barragem de Juramento está com cerca de 61% de sua capacidade de armazenamento, fora o volume morto, recursos que podem durar até 15 meses sem novas chuvas”, ressalta Antunes.(LUIS CLAUDIO GUEDES)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...