A BALSA DE SÃO ROMÃO PARA E DEIXA A CIDADE NUM CAOS..

A balsa de São Romão transporta pedestres e todos os tipos de veículos, apenas os com placa de outros lugares pagam pela travessia.  O município faz parte do trajeto de quem segue para Brasília (DF), entre outros locais. Quem segue de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas Gerais, para São Romão percorre 190 quilômetros, agora, por causa da necessidade de um desvio, a distância mais que dobrou, e corresponde a 450 quilômetros. Faltam dinheiro nos caixas eletrônicos, combustíveis nos postos e até trigo em uma padaria em São Romão, no Norte do Estado. Segundo moradores e comerciantes do município às margens do rio São Francisco, o desabastecimento foi provocado há 15 dias pela interdição, para reformas, da única balsa que funcionava na cidade. O equipamento fazia a travessia de 700 m entre o local e a outra margem do rio, que dá acesso à Ubaí, distante 32 km do local. Sem ter como atravessar o velho Chico, os 12 mil habitantes estão praticamente isolados e exigem providências do poder público.
Com 32 m de comprimento e capacidade para transportar 200 pessoas e 14 veículos simultaneamente, o equipamento está em reforma para atender exigências feitas pela Marinha, após vistoria recente. Entre outros problemas, buracos no casco – provocados pela baixa vazão do rio – e desgastes no cabo de tração motivaram a notificação, diz Celso Paulo Rodrigues, nomeado pela prefeitura para coordenar a operação do barco. “A previsão é que o serviço seja normalizado na sexta-feira”, afirmou.
Transtornos. Os prejuízos causados pela interdição da balsa são muitos, de acordo com moradores de São Romão. “As pessoas não podem mais sair da cidade, pois a balsa transporta tudo por aqui, e isso está nos prejudicando. A estrada que temos (que liga o local a Santa Fé de Minas, a cidade mais próxima por terra, distante 60 km), não é asfaltada”, disse o jornalista Telemaco Uga, 55.(FONTE AGENCIA MINAS DE NOTICIAS)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi