Pular para o conteúdo principal

AS LAVADEIRAS DE ITACARAMBI, CENAS QUE NÃO VEMOS MAIS NO RIO SÃO FRANCISCO

Quem não se lembra das lavadeiras do Velho Chico? Impossível dizer que não. Várias décadas centenas de mulheres aproveitavam o período da manhã e partiam para as margens do Rio São Francisco com uma bacia na cabeça para lavar roupas. Aqui mesmo em Itacarambi, era costumeiro observar a quantidade de mulheres que lavavam roupas às margens do Velho Chico. Muitas já chegavam cantando e sorrindo contemplando a beleza do rio que acalentava o sofrimento de cada uma pelo prazer de estar ali somente para distrair e compartilhar um dialogo sadio com as companheiras.
                                                Cais do Água Viva
Nos tempos das avós, lavar roupa à beira rio era sinônimo de encontrar amiga, cantarolar o dia de lazer. Hoje as lavadeiras sumiram das margens do Velho Chico, antes preservava o colorido das roupas à beira rio, cantarolando e falando da vida, era um verdadeiro cenário de pura beleza, debaixo de um sol forte mantinham um bronzeado moreno de deixar qualquer turista fascinado sem uso do protetor solar e viviam com o tradicional bater das roupas na pedra.
O tempo passou hoje as lavadeiras desapareceram principalmente no Cais da Água Viva, cartão postal de cidade de Itacarambi, as lavadeiras deixaram a tradição de bater a roupa nas pedras para retirar o excesso do sabão, da água e da sujeira só resta àquela paisagem resguardada no imaginário de folcloristas, sociólogos, e pesquisadores dos ribeirinhos.
Devido à facilidade do avanço tecnológico na fabricação da maquina de lavar, o mais conhecido ‘’TANQUINHO’’ substituiu aquela forma de lavar roupa no rio, enfim, olhando a beira do rio, não achamos mais as lavadeiras que alegrava os pescadores e também o lendário Caboclo d’água.

Por Vailton Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...