UM DOS MAIORES BALNEARIOS DE ITACARAMBI, SECA DEFINITIVAMENTE.

foto de Nice
O  balneário de Itacarambi, mais conhecido como’’CACHOEIRA’’ não é o mesmo, hoje completamente seco não tem um pingo d’água, devido a estiagem que assola o Rio Peruaçu.  Era o local mais badalado de Itacarambi , onde milhares de pessoas podiam contemplar a beleza do local levando a família para curtir um lazer nos finais de semana. A Cachoeira recebia visitantes de vários lugares da região.  Foi palco de muitas festas. Afluente do rio São Francisco, o rio Peruaçu, vem secando rapidamente nos últimos anos, o que ameaça patrimônios naturais, como cavernas, e as comunidades que vivem às suas margens. A redução do fluxo de água tem sido observada inclusive nos períodos de precipitações pluviométricas normais, como explica a professora Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin, do Instituto de Geociências da UFMG.
É muito triste agente observar uma cena desta, um lugar que servia de encontros para as famílias itacarambienses, hoje só restou um buraco. Falou uma visitante que não perdia um final de semana no balneário.
Se não chover até o mês de outubro, infelizmente não teremos mais a famosa Cachoeira para agente tomar banho. Na época que tinha muita água, os banhistas aproveitavam para pescar porque tinha muito peixe. Esta é a primeira vez que a cachoeira seca definitivamente. Só resta esperar e torcer para que o Rio Peruaçu volta a receber água da chuva.
De acordo com a pesquisadora, há três maneiras de um rio secar: pela mudança climática, pelo uso excessivo da água do freático, mesmo mantida a reposição natural, e pela diminuição do volume, "não porque esteja chovendo menos, mas pela redução da infiltração, seja no solo, seja na rocha". Nesse cenário, diz ela, a água tende a escoar superficialmente, especialmente em áreas com pouca cobertura vegetal, provocando enchentes
                 CRISLA, ESPOSO E AMIGOS ERAM FREQUENTADORES DA CACHOEIRA
                                                CACHOEIRA TINHA MUITO ÁGUA
                                                        HOJE COMPLETAMENTE SECA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi