Pular para o conteúdo principal

1º Fórum de debates esclarece funcionamento do SAMU Macro Norte

Com o tema “SAMU em Rede”, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (CISRUN) realizou, na tarde dessa quinta-feira, 9, o “1º Fórum de Debates para Secretários Municipais de Saúde”, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS).
O intuito da iniciativa é promover a interação e a capacitação dos gestores municipais da área de abrangência do SAMU Macro Norte. A diretora executiva do CISRUN, Kely Cristina Lacerda, deu início ao encontro destacando a importância dos trabalhos realizados pelo Consórcio na região, e explicando como se dá o funcionamento do órgão e os serviços prestados pela instituição aos municípios consorciados.
A assessora técnica jurídica, Roberta Veloso, falou sobre o CISRUN e suas parcerias explicando as diretrizes dos contratos e suas exigências. “Os municípios têm suas obrigações, assim como o CISRUN tem as dele”, disse. Já o coordenador médico, Daniel Ramos, deixou os convidados a par do funcionamento da Central de Regulação, e discutiu todo o processo realizado no setor, desde o chamado até o atendimento da vítima.
Por último, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ubiratan Correia, explanou sobre o trabalho de capacitação realizado pelo órgão nas bases do SAMU Macro Norte, o que garante o bom desempenho operacional. “Colocamos em prática no ano de 2016 o Programa de Re-certificação que estabelece a obrigatoriedade de, no mínimo, 30 horas em capacitações através de palestras, treinamentos e aulas virtuais”, afirmou.
A Secretária de Saúde de Francisco Sá, Lúcia Aguilar de Oliveira, foi uma das pessoas que participaram do fórum e disse que as palestras foram muito importantes para o desenvolvimento dos seus trabalhos, já que há pouco tempo assumiu a gestão da pasta no município. “Excelente, porque explicou todo o funcionamento do CISRUN e do SAMU. Conseguimos ter uma visão ampla de todos os serviços oferecidos, já que Francisco Sá também faz parte da Rede de Urgência e Emergência”, declarou.
Satisfeita com o ciclo de debates, a diretora administrativa do Hospital Doutor Rodolfo Mallard de Buritizeiro, Arlene Abreu Dias, revelou que o seminário foi esclarecedor e vai contribuir para a realização de um bom trabalho em seu município. “Maravilhoso! Muito rico por estar nos esclarecendo quanto à questão da regulação, pois, quando as pessoas deparam com um acidente e ligam para o SAMU, elas não entendem o fluxo do atendimento. Agora, nós podemos passar para os nossos munícipes o que está acontecendo, indo até mesmo a uma rádio e fazendo um esclarecimento”, comentou como pretende multiplicar o que aprendeu no fórum.
Jane Felix


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...