Pular para o conteúdo principal

A cada hora, 14 mulheres sofrem violência doméstica em Minas.

Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, dados de 2016 da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas (Sesp-MG) revelam que, a cada hora, 14 mulheres sofreram violência doméstica no Estado. Na análise regional, o Triângulo Mineiro se destaca tanto positiva quanto negativamente. Enquanto a microrregião de Uberaba teve a taxa mais alta de Minas, a microrregião da vizinha Uberlândia apresentou os índices mais baixos.
A área de segurança de Uberaba, chamada também de Triângulo do Sul, apresentou uma taxa de 796 casos para cada 100 mil habitantes – número bem acima da média do Estado, de 600. Já na área de segurança de Uberlândia, conhecida como Triângulo do Norte, o índice foi de 445.
Capital. No total, Minas registrou no ano passado 126.710 ocorrências de violência doméstica, 2% menos que em 2015, quando foram 129.391.
SAIBA MAIS
Homicídios. Os assassinatos de mulheres caíram de forma mais significativa que a violência doméstica em geral em Minas. A redução foi de 16,2%, passando de 590 ocorrências, em 2015, para 494, em 2016. Já em Belo Horizonte, foram 75 em 2015 contra 47 no ano passado, queda de 37%.
Mais comuns. A violência física é a mais comum em Minas – foram 59.188 ocorrências em 2016. Em seguida aparece a violência psicológica, com 53.696.
Prisão. Sete homens foram presos nessa segunda-feira (6) na capital pela operação Ártemis (deusa grega),
em ação pelo Dia Internacional da Mulher.
Os mandados foram expedidos com base na Lei Maria da Penha.
Tipificação
Entenda. A violência doméstica é caracterizada quando ela ocorre no ambiente familiar. Ou seja, entre indivíduos unidos por algum grau de parentesco, como o marido ou o pai. (JORNAL O TEMPO)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...