PREFEITURA IMPLANTARÁ PROJETO DE CULTIVO DE PEPINO E PIMENTA PARA PEQUENOS PRODUTORES DO MUNICÍPIO DE ITACARAMBI

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A prefeitura de Itacarambi, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram na tarde desta sexta-feira (21/04), uma palestra, no incentivo de Implantação do projeto de cultivo de pepino e pimenta para pequenos produtores do município.
 A reunião foi no auditório da E.M. Adélia Seixas (CAIC), com a presença do Deputado Estadual, Arlen Santiago e do Deputado Federal Toninho Pinheiro.
Além da presença dos parlamentares, a prefeita Dra. Nívea também estava no local acompanhada de várias autoridades, entre elas, Vereadores e secretários, compondo a mesa com o prefeito do município de Manga, Joaquim Oliveira Quinquinha, marcando presença com lideranças politicas.
No uso da palavra, o Deputado Arlen Santiago, iniciou um pequeno discurso, falando sobre a questão do Norte de minas, que é muito carente na saúde pública, onde faltam muitos investimentos da parte do governo estadual, que não paga um salario digno para os servidores, principalmente os professores, e  tem parcelado até mesmo o pagamento. Lembrou que teve recentemente em Brasília, acompanhado dos vereadores, BUGUINHA e DANILO FRAGA, e do Vice-prefeito, Wilson Luiz (Lú), para cobrar do Governo, o andamento do asfaltamento entre Itacarambi, São João das Missões e Manga, tendo o apoio do  colega, Deputado Toninho Pinheiro, que ficou empenhado em agendar uma conversa, com o Presidente Temer. Para agilizar este projeto que dura mais de 20 anos. Elogiou muito a prefeita Dra. Nívea, pela excelente Gestão, e ajudará muito o município. Disse que brevemente, fará uma parceria com a prefeitura de Itacarambi com a Santa Casa de Montes Claros,no atendimento de prevenção do câncer do colo do útero, para mulheres de 50 a 69 anos, e depois estenderá para a prevenção do câncer de próstata.
O deputado federal, TONINHO PINHEIRO, falou categoricamente que tem orgulho de ser politico, mas não apoia a situação que a saúde do Norte de Minas. ‘Está totalmente sucateada’. Falou ainda, sobre a reforma da previdência, que precisa ser reformulada, do jeito que está, não pode ficar.
Assim, se um dia ‘’quebrar’’ quem vai sofrer será o pobre.
A prefeita Dra. Nívea elogiou todos os produtores rurais, e agradeceu a presença dos deputados. Disse que o projeto apresentado, trará mais rendas para as famílias, e vem lutando para trazer água para o homem do campo. ““ Este “projeto é muito promissor”, lembrou que um dia, ainda em tempo de campanha, ao visitar a Comunidade da Vila Florentina, viu uma plantação diferente, e logo ficou sabendo que era um plantio de Pepino. Por isso, tem dedicado durante a gestão, um incentivo para o produtor rural.
Falou que estuda um projeto, que irá por em pratica brevemente, a criação de uma fábrica de sabão e detergente, onde a mulher, poderá fabricar os produtos, e vender exclusivamente para a prefeitura, como também reativar o curso de corte e costura, para aproveitar as pessoas, na fabricação de roupas, lençóis, fronhas, roupas em geral ,para utilização nos serviços diários do hospital e fabricação de uniformes escolares, tudo isso, capacitando as pessoas, para obter uma fonte de renda.
Centenas de produtores rurais do município de Itacarambi foram convidados pela prefeitura para assistirem uma palestra referente o projeto de plantação de Pimenta e Pepino. O Vereador Municipal de Varzelândia, VAGNER GONÇALVES, veio exclusivamente para a reunião para dar uma palestra referente o projeto. Por ser também produtor rural, disse que em 2012 quando começou com o projeto de plantação de pepino, não teve ajuda de ninguém. E que o manejo é muito rápido, porque a produção é de no máximo 30 dias. E que a pessoa tem que ter tempo para manusear a lavoura. Porque requer muito cuidado.
Falou também sobre a plantação de pimenta que é barata e pode ser iniciada e mantida, inclusive e ser vista como uma forma de renda extra, já que ocupa pouco espaço e basta você ter alguns cuidados específicos para ter excelentes resultados. Atualmente, esta área é classificada como uma das melhores para se trabalhar. Completou dizendo que esta modalidade de negócio pode ser iniciada com um capital não muito alto, pois basicamente é preciso dispor do terreno apropriado para a plantação de pimenta e as mudas.
Finalizou dizendo que as pimenteiras são plantas que se adaptam com facilidade às condições do solo e clima brasileiro, precisando de pouca manutenção, promovendo economia para o bolso do cultivador. A agricultura familiar tem grande capacidade de gerar empregos e distribuir rendas.
Por Vailton Ferreira.

 A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas e chapéu
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo
A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sentadas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi