SECRETARIA DE SAÚDE DE ITACARAMBI SOLTA NOTA REFERENTE OS PACIENTES DE HEMODIÁLISES.

                         Rafael Andrade,Secretário de Saúde de Itacarambi
A Prefeitura de Itacarambi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece transporte para pacientes da cidade que necessitam de hemodiálise. O serviço ofertado três vezes por semana, terça-feira, quinta-feira e sábado, beneficiando 09 pacientes que usufruem do transporte todas as manhãs, para se deslocarem de suas residências para a clínica que atende os dialíticos na cidade de Brasília de Minas e para retornarem para casa após o tratamento. Desses nove pacientes, quatro estão na fila de transplante, inclusive o paciente Ricardo Duarte.
Desde o início do ano a nova Administração Municipal tem aprimorado este serviço e preza muito o atendimento dos seus pacientes
Informa ainda, o ocorrido nesta terça-feira, 23 de maio com o paciente Ricardo Duarte ao manifestar nas redes sociais da internet, a questão sobre a demora do carro no transporte no retorno para sua residência. Informamos que o carro teve que levar outra paciente para a cidade de Montes Claros, para efetuar exame de Prova Cruzada, que é o exame em que se mistura o sangue do receptor e do doador para ver se há possibilidade de rejeição nas primeiras horas pós-transplante. Se for positivo, o transplante não será realizado, pois a chance de rejeição é de quase 100%.
Mas a paciente A.F. M, que faz hemodiálise há cinco anos não recebeu o transplante e teve que ficar em Montes Claros, retornando para Itacarambi, nesta quarta-feira (24). Com relação à nota postada pelo paciente Ricardo, a prefeitura informa que existem três veículos disponíveis somente para levar os pacientes para Brasília de Minas. O que ocorreu foi uma situação em que a paciente teria que ser levada com urgência para Montes Claros. Segundo a paciente alguns dias atrás o paciente Duarte passou pelo mesmo procedimento. No qual teve que ficar esperando o retorno de Montes Claros.
A Secretaria de Saúde informa ainda, que naquela mesma data, ou seja, no dia 23(terça-feira), tinha um carro programado para levar um paciente para Belo Horizonte, por isso não haveria carro com disponibilidade para buscar os pacientes de Brasília de Minas, optando com o mesmo que tinha levado o paciente Duarte. Por isso houve este contratempo. O município manifesta que não teve nenhum descaso com o paciente. Segundo o Secretário de Saúde, a prefeitura tem efetuado um excelente serviço no transporte de pacientes e jamais não compactua com esta situação. Informa ainda que este é um serviço de prioridade para com os pacientes dialíticos, onde atenção precisa ser redobrada.

 Sobre a Hemodiálise
Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina. As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.

Secretaria Municipal de Saúde de Itacarambi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi