Pular para o conteúdo principal

Grupo Apoenah de Itacarambi embala abertura do Psiu Poético, evento literário que agita Montes Claros até a próxima sexta

Letras e música_ Abertura do Psiu Poético, salão literário de Montes Claros com mais de 30 anos de história e responsável pela formação de vários artistas
Letras e música_ Abertura do Psiu Poético, salão literário de Montes Claros com mais de 30 anos de história e responsável pela formação de vários artistas
Parte do movimento cultural Barrancarte, que une intervenções culturais do sertão mineiro, a banda musical Apoenah se destaca como uma das principais atrações do 32º Salão Nacional de Poesia, o Psiu Poético, que prossegue até a próxima sexta-feira, 12 de outubro, em Montes Claros.
O grupo, de Itacarambi, Vale do Peruaçu, no extremo Norte de Minas, abriu o salão literário, no último dia 4. Criada em janeiro de 2012, a banda traz no repertório canções com temas que remetem à paisagem regional, a relação dos barranqueiros com o Rio São Francisco e ao modo de vida sertanejo, seus causos, crenças e lutas por justiça. Tudo, numa fusão de gêneros embalados por instrumentos artesanais que têm possibilitado à Banda Apoenah ser tema de documentários e performances em vários estados brasileiros.
Além de muita música, o movimento cultural Barrancarte se alimenta em palestras e festivais, empunhando a bandeira da arte com sustentabilidade.
O Barrancarte, fruto de uma iniciativa coletiva, procura ainda valorizar e resgatar os patrimônios histórico e sócio-ambiental da região por suas riquezas naturais, conhecidas internacionalmente como o “outro ouro de Minas”
O alvo, tanto dos artistas como dos ambientalistas que estimularam sua criação, são jovens envolvidos na música, poesia, artes cênicas e artes plásticas.
A banda Apoenah é formada por Raimundo Nonato, vocalista/violonista; Iridan Ramos, back e vocal; Weslen, baixista; Wellington, guitarrista; Marcos Lucas, percussionista; Gabriel Pires, baterista e Isaías Soares, flautista/Tecladista.
TRADIÇÃO LITERARIA
Evento de arte contemporânea, reconhecido nacionalmente, o Psiu Poético tem a literatura como pilar, mas apresenta outras expressões artísticas, como a música, o cinema e artes plásticas. Confira a programação de hoje.

SERVIÇO
Centro Cultural Hermes de Paula – Quarta-feira, 10 de outubro
09h – Projeto Poesia Circular, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Rua Dois, 300, Vilage do Lago I
15h – Campo Geral – Guimarães Rosa; Abdias – Cyro dos Anjos; O Professo – Cristovão Tese; Autoretrato/Monteau Rouge – Tarsila do Amaral; Série Polvo – Adriana Varejão; Caminhos de Minas – Élcio Lucas; Intervenção – Paula Ribeiro, João D’Angelis, Mirelly Fortaleza; palestrantes: Rennê Lopes, Micaele Borges, Márcio Moraes, Centro Cultural Hermes de Paula, Praça da Matriz.
 
20h – Lançamento da Noite – Na Casamata de Si – Pedro Tostes Indigestual – Bruno Candéas
Performances: Coral do Colégio Tiradentes, Nicole Leão & Marcos Tibé, Pedro Tommasco e a Etecétera, A Moringa Mágica – Mateus Sizílio, Alexandre Zuba, Samuel Pereira e André Oliveira, Auditório Cândido Canela, Centro Cultural Hermes de Paula.(FONTE  onorte.net/cultura)/
fotos:Lucas/Raimundo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi