Pular para o conteúdo principal

MPC opina por rejeição das contas e ex-prefeito de Itacarambi pode ficar inelegível


Ramon Campos teria tentado enganar o Tribunal de Contas e agora poderá ficar inelegível

Dias difíceis no horizonte do ex-prefeito Ramon Campos Cardoso (PDT), de Itacarambi, MG. Ele poderá ficar fora do páreo eleitoral de 2020. O procurador Marcílio Barenco Corrêa de Mello, do Ministério Público de Contas, em parecer conclusivo, opinou ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais pela rejeição das contas do ex-prefeito, relativas a 2016, o que poderá deixa-lo inelegível. Além disso, o procurador opinou que o TCEMG aplique multa de R$ 20 mil ao ex-prefeito, por violação de dispositivos da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal.
De acordo com o processo nº 1. 03 1.672, instaurado pelo TCEMG, o ex-prefeito e seus assessores contábeis, antevendo que em 2016 a Prefeitura de Itacarambi extrapolaria o limite de gastos com pessoal, encontraram uma maneira criativa de tentar burlar a legislação. As prefeituras só podem gastar com pessoal 54% do que arrecadam. Então, o ex-prefeito deixou de empenhar a folha de pagamento de dezembro de 2016, no valor de R$ 1.475.261,08, fato que obrigou a atual prefeita, Nívea Maria de Oliveira (PTB), a contabilizá-la no exercício de 2017, como despesas de exercícios anteriores e realizar o seu pagamento, sem que o seu antecessor tivesse deixado dinheiro em caixa para quitá-la.

Com a manobra, inicialmente, o ex-prefeito havia conseguido enganar o TCEMG, informando que o gasto do Poder Executivo com pessoal teria sido de 52,97% da receita corrente líquida, portanto, em tese, dentro do limite de 54%. Entretanto, se a folha de dezembro tivesse sido empenhada e contabilizada em 2016, o índice subiria para 63,14%, superando o limite estabelecido pela LRF.
Para o procurador Marcílio Barenco Corrêa de Mello, do MPC, as violações cometidas pelo ex-prefeito Ramon Campos Cardoso “constituem falta grave de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial”.

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

A rejeição de contas de prefeitos pelos tribunais de contas, se mantida pela Câmara Municipal, é suficiente para caracterizar ato de improbidade administrativa e inelegibilidade. De acordo com a jurisprudência, nesses casos, não é necessário o dolo específico de causar prejuízo ao erário ou atentar contra os princípios administrativos. Basta o dolo genérico, consiste na vontade de praticar a conduta em si, nos termos do artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei de Inelegibilidade (Lei Complementar 64/1990).
O dispositivo diz que são inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso (intencional) de improbidade administrativa.

OUTRO LADO

Contatado por meio de aplicativo de mensagens, o ex-prefeito Ramon Campos Cardoso não se pronunciou sobre o parecer do MPC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...