Prefeitura Municipal de Itacarambi rumo a Certificação Selo Unicef

 

''Secretaria Municipal de Educação realiza Busca Ativa Escolar''

 O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como principal objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.  A Certificação Selo Unicef é  o reconhecimento social de que o Município têm realizado um trabalho intersetorial, envolvendo as várias secretarias em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Com o objetivo de cumprir a Estratégia Busca Ativa Escolar, que é a busca aos alunos que estão fora da escola ou em risco de evasão, a Secretaria Municipal de Educação convocou todos os gestores escolares; diretores e vice – diretores, devidamente identificados com crachás, para realização desta importante empreitada juntamente com a equipe do Busca Ativa Escolar. Já foram realizadas aproximadamente 70 (setenta) visitas domiciliares na sede e zona rural, mesmo neste período de aulas não presenciais, em virtude da pandemia do  Coronavírus, mas, com os devidos cuidados  necessários que o momento exige, como o uso de máscaras, utilização de álcool em gel, etc.

A equipe Busca Ativa Escolar municipal foi formada no ano de 2019, tendo como membros participantes: Gestor Político, Coordenador Operacional, Supervisores Institucionais, Técnicos Verificadores e Agentes Comunitários de Saúde.

Sendo assim, todos os alunos em risco de evasão escolar estão sendo identificados pelas escolas, pelo não cumprimento ou devolução do PET- Plano de Estudos Tutorado, que é um conjunto de atividades que estão sendo entregues aos alunos para compensação de carga horária, neste período em que as escolas estão trabalhando com aulas não presenciais, devido à pandemia decorrente do Covid-19 e providências estão sendo tomadas através desta ação do Busca Ativa escolar.

Sabemos que as aulas não presenciais é fator condicionante para o abandono e evasão escolar de jovens e crianças, mas entendemos que é papel dos gestores escolares e da equipe Busca Ativa Escolar reconduzir estes alunos para que os mesmos tenham o seu direito garantido, reafirma a secretária Municipal de Educação, Zilene Seixas.

por JPI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno