Pular para o conteúdo principal

Prefeitura Municipal de Itacarambi rumo a Certificação Selo Unicef

 

''Secretaria Municipal de Educação realiza Busca Ativa Escolar''

 O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como principal objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.  A Certificação Selo Unicef é  o reconhecimento social de que o Município têm realizado um trabalho intersetorial, envolvendo as várias secretarias em prol da garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Com o objetivo de cumprir a Estratégia Busca Ativa Escolar, que é a busca aos alunos que estão fora da escola ou em risco de evasão, a Secretaria Municipal de Educação convocou todos os gestores escolares; diretores e vice – diretores, devidamente identificados com crachás, para realização desta importante empreitada juntamente com a equipe do Busca Ativa Escolar. Já foram realizadas aproximadamente 70 (setenta) visitas domiciliares na sede e zona rural, mesmo neste período de aulas não presenciais, em virtude da pandemia do  Coronavírus, mas, com os devidos cuidados  necessários que o momento exige, como o uso de máscaras, utilização de álcool em gel, etc.

A equipe Busca Ativa Escolar municipal foi formada no ano de 2019, tendo como membros participantes: Gestor Político, Coordenador Operacional, Supervisores Institucionais, Técnicos Verificadores e Agentes Comunitários de Saúde.

Sendo assim, todos os alunos em risco de evasão escolar estão sendo identificados pelas escolas, pelo não cumprimento ou devolução do PET- Plano de Estudos Tutorado, que é um conjunto de atividades que estão sendo entregues aos alunos para compensação de carga horária, neste período em que as escolas estão trabalhando com aulas não presenciais, devido à pandemia decorrente do Covid-19 e providências estão sendo tomadas através desta ação do Busca Ativa escolar.

Sabemos que as aulas não presenciais é fator condicionante para o abandono e evasão escolar de jovens e crianças, mas entendemos que é papel dos gestores escolares e da equipe Busca Ativa Escolar reconduzir estes alunos para que os mesmos tenham o seu direito garantido, reafirma a secretária Municipal de Educação, Zilene Seixas.

por JPI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al