ITACARAMBI ADERE O NOVEMBRO AZUL COM REALIZAÇÃO DE EXAMES DE PSA E URONOLÓGICO.


A Prefeitura de Itacarambi através da Secretaria Municipal de Saúde está promovendo a Campanha do NOVEMBRO AZUL. Na semana passada a secretaria atendeu centenas de homens para realização de exames, onde foi ofertado o PSA e o URONOLÓGICO.   Nas datas dos dias 16 a 20 de novembro.Na manhã desta segunda-feira (23) o Laboratório de Analises, já estava com uma fila bem grande no período da manhã. Um motivo para verificar que os homens estão se prevenindo. Até o repórter Vailton Ferreira, participou dos exames.

Tudo isto, para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma ação que visa mobilizar a classe masculina para os cuidados com a prevenção do câncer de próstata. Apesar de ser ainda um problema para os homens do município, a Secretaria de Saúde vem insistindo para que  os homens venham a fazer exames periódicos para combater o câncer de próstata na cidade e região. A Prefeitura de Itacarambi resolveu colocar faixas de cor azul nos prédios da saúde, para incentivar os homens a quebrar esse mito de não fazer o exame de próstata.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. Considerado uma doença da terceira idade, o câncer de próstata tem surgimento em três quartos dos casos no mundo a partir dos 65 anos. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. 

POR JPI

Comentários