Pular para o conteúdo principal

Montes Claros terá mais 82 leitos clínicos e 20 de UTI para tratar pacientes com Covid, diz secretária de Saúde

 

Um dia após confirmar a abertura de mais leitos destinados ao atendimento de casos de Covid-19 em Montes Claros (MG), a secretária de Saúde detalhou o número de total de novas vagas. Em entrevista o MG1 desta sexta-feira (5), Dulce Pimenta explicou que o município passará a contar com mais 82 leitos clínicos e 20 de UTI, a distribuição ficou da seguinte forma:

Leitos clínicos
- Alpheu de Quadros (hospital de campanha) - 35 leitos clínicos
- Hospital Universitário - 12 leitos clínicos
- Prontosocor - 35 leitos clínicos

Leitos de UTI
- Prontosocor - 10 leitos
- Hospital Pró-Vida – 10 leitos

"Não tem estrutura que dê conta se a população não contribuir para que a gente possa diminuir os números de infecções", salientou.

A disponibilização dos leitos ocorreu em função da alta taxa de ocupação registrada na cidade. A falta de vagas teve algumas consequências:

Hospitais da cidade a suspenderem atendimentos de casos suspeitos e confirmados de coronavírus

Recusa de recebimento de pacientes de outras localidades

Publicação de um novo decreto municipal com medidas mais rígidas de combate à Covid

Monitoramento diário do Governo de MG para avaliar a migração da região Norte para a ''onda roxa' do Programa Minas Consciente

Com a rede assistencial praticamente no limite, a Prefeitura passou a utilizar o Alpheu de Quadros como hospital de campanha. As demais unidades de saúde começarão a receber pacientes assim que o estado fizer a liberação.

"O objetivo do hospital de campanha é liberar leitos dos hospitais que têm maior complexidade. [...] Os pacientes que estão aqui já estão na fase final do tratamento", disse a secretária explicando que o local possui uma estrutura mais simples, sem a complexidade de hospitais que contam com leitos de UTI e respiradores.

Com os atendimentos comuns suspensos no Alpheu de Quadros, a Prefeitura orientou que as pessoas procurem a UPA Chiquinho Guimarães para urgência e emergência. Para outros casos, a população pode procurar as ESFs, sendo que as unidades do Esplanada, Maracanã, Santos Reis e Village funcionam em regime de plantão, das 18h às 22h.

Apesar da criação das novas vagas, Dulce Pimenta diz que a população precisa colaborar para a redução de casos. Nesta semana, Montes Claros registrou o maio número de casos e morte em 24 horas.

"Estamos caminhando ainda em uma ascendência da doença, cada dia mais novas pessoas com quadro positivo, muitos com quadro de gravidade. É importante a população não relaxar, é importante a participação da população neste momento, não tem estrutura que dê conta se a população não contribuir para que a gente possa diminuir os números de infecções".

Situação epidemiológica em Montes Claros

De acordo com o último boletim epidemiológicodivulgado nesta sexta, Montes Claros tem 19.943 casos confirmados e 317 mortes.

Nesta sexta, 212 pessoas estão internadas em hospitais da cidade, 172 são de Montes Claros. A taxa de ocupação dos leitos clínicos SUS é de 94%, a de UTI adulto SUS é de 84% e a dos leitos clínicos de convênio/particular é de 79%.

Segundo os parâmetros da Secretaria de Estado de Saúde, a situação é considerada aceitável até 78%, em alerta de 78% a 90% e acima do limite de segurança a partir de 90%. Montes Claros é referência de leitos para 95 municípios.

fonte G1 grande minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al