Pular para o conteúdo principal

Projeto “Povos do Cerrado: Mapeamento de Comunidades Tradicionais”

 

O  Cerrado  tem  uma  riquíssima  sociobiodiversidade,  são  inúmeras  comunidades tradicionais,  indígenas,  quilombolas,  agroextrativistas  e  tantas  outras  formas de conviver com  o  Cerrado de pé. Essas comunidades devem ser valorizadas para que a sociedade como  um  todo  tenha  dimensão  da  contribuição  delas  para  nossa,  cultura,  conservação ambiental e economia.

No entanto, o Cerrado tem uma intensa ocupação agropecuária, em especial para exportação de commodities, o que torna imprescindível o fortalecimento e visibilidade das comunidades,  a  fim  de  se  evitar  conflitos.  Por  isso  nós  do  projeto  “Povos  do  Cerrado: Mapeamento    de    Comunidades    Tradicionais”    temos    como    objetivo    identificar    as comunidades,  em  especial  aquelas  que  possam  estar  em  ambientes  mais  propensos  a conflitos.

Para  tanto  fazemos  levantamento  bibliográfico  para  identificar  comunidades  e contatamos  comunidades  a  fim  de  verificar  se  elas  têm  interesse  em  se  cadastrar  no aplicativo Tô no Mapa, e na Plataforma de Territórios Tradicionais do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), criada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Dessa forma, a comunidade terá um registro seguro de sua presença e com isso um elemento a mais para ratificar sua presença e seu território.

Entendemos que este projeto se configure como um passo para o fortalecimento das comunidades que desejem se cadastrar e também que é indispensável cuidados durante o cadastro e no armazenamento dessas informações. Por isso há uma política de segurança dos dados que pode ser acessada neste  link.

O  projeto  "Povos  do  Cerrado"  trabalha  em  diálogo  constante  com  iniciativas  de instituições como ISPN, IPAM e Rede Cerrado.

Caso    tenha    interesse    ou    queira    tirar    dúvidas    mande    um    email    para

 gabriela@cerrados.org  ou acesse nosso suporte pelo whatsapp (61) 96096060.

 

Desejamos que esteja bem e com saúde. Atenciosamente,

Equipe Instituto Cerrados.

Pré-cadastro

Realizando o pré-cadastro no projeto, as lideranças de comunidades tradicionais contribuem com informações para o mapeamento e visibilização de suas comunidades. O projeto é uma iniciativa do Instituto Cerrados e atua frente a comunidades que desejam ser fortalecidas. Trabalhamos em diálogo constante com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Rede Cerrado, por meio do apoio ao cadastramento das comunidades tradicionais do Cerrado no aplicativo “Tô no Mapa” e sua interface com a Plataforma de Territórios Tradicionais, uma iniciativa do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e do Ministério Público Federal (MPF).
Após a realização do pré-cadastro, a comunidade recebe o Guia Geral de Formalização de Territórios Tradicionais, documento inédito que reúne, em um único material, diversas informações para a busca de direitos sociais, culturais, ambientais e territoriais das comunidades tradicionais.

O Guia foi elaborado pelo Instituto Cerrados em consulta ao MPF, ISPN e Rede Cerrado. O documento está em constante atualização e foi construído a partir de informações disponíveis na internet e  consultas ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MDH), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Fundação Cultural Palmares (FCP).

Faça o pré-cadastro da comunidade aqui




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al