MANGA(MG)-Ibama manda abater 227 javaporcos no Norte de MG e multa criador em R$ 47 mil

 

Animal exótico, híbrido e que tem criação proibida no Brasil desde 1998, javaporcos foram encontrados em uma fazenda na cidade de Manga, região Norte de Minas. No total, técnicos do Ibama localizaram nesta quarta-feira (25), durante fiscalização, 227 bichos da espécie, que surgiu do cruzamento entre o javali e o porco doméstico.

Por ser considerado de alto risco ao meio ambiente, à agricultura e também à sanidade animal, o Ibama ordenou que todos os javaporcos criados ilegalmente sejam abatidos. A orientação de matar os animais, conforme o instituto, é do órgão de defesa agropecuária.

Além de ter que se desfazer dos 227 javaporcos, o proprietário do terreno foi multado em R$ 47 mil por manter a guarda de animal exótico, o que infringe o artigo 25 do Decreto 6514/08.

Desde 2013, o javaporco é reconhecido pelo Governo Federal como espécie exótica invasora. O animal é classificado como uma ameaça pois, além de pesar quase 100 quilos, ele invade campos e florestas, espanta animais nativos, pisoteia nascentes, come plantas e destrói lavouras.

Por causa do risco que representa, em março deste ano a Câmara dos Deputados regulamentou a prática esportiva do animal - envolvendo atos de perseguição, captura e abate. O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e depois pelo Plenário.

Atualmente, por ser espécie exótica, invasora e com grande poder reprodutivo, adaptativo e predatório, apenas o javali tem a caça permitida no Brasil.

Por RENATA EVANGELISTA

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno