Pular para o conteúdo principal

MANGA(MG)-Ibama manda abater 227 javaporcos no Norte de MG e multa criador em R$ 47 mil

 

Animal exótico, híbrido e que tem criação proibida no Brasil desde 1998, javaporcos foram encontrados em uma fazenda na cidade de Manga, região Norte de Minas. No total, técnicos do Ibama localizaram nesta quarta-feira (25), durante fiscalização, 227 bichos da espécie, que surgiu do cruzamento entre o javali e o porco doméstico.

Por ser considerado de alto risco ao meio ambiente, à agricultura e também à sanidade animal, o Ibama ordenou que todos os javaporcos criados ilegalmente sejam abatidos. A orientação de matar os animais, conforme o instituto, é do órgão de defesa agropecuária.

Além de ter que se desfazer dos 227 javaporcos, o proprietário do terreno foi multado em R$ 47 mil por manter a guarda de animal exótico, o que infringe o artigo 25 do Decreto 6514/08.

Desde 2013, o javaporco é reconhecido pelo Governo Federal como espécie exótica invasora. O animal é classificado como uma ameaça pois, além de pesar quase 100 quilos, ele invade campos e florestas, espanta animais nativos, pisoteia nascentes, come plantas e destrói lavouras.

Por causa do risco que representa, em março deste ano a Câmara dos Deputados regulamentou a prática esportiva do animal - envolvendo atos de perseguição, captura e abate. O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; de Constituição e Justiça e de Cidadania; e depois pelo Plenário.

Atualmente, por ser espécie exótica, invasora e com grande poder reprodutivo, adaptativo e predatório, apenas o javali tem a caça permitida no Brasil.

Por RENATA EVANGELISTA

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE NA BR 135 NA COMUNIDADE DO FABIÃO2 EM ITACARAMBI DEIXA CASAL FERIDOS.

fotos whatsap Um acidente de carro envolvendo um veículo   de passeio e um caminhão aconteceu agora a tarde na BR 135 entre a comunidade do Fabião 2 e Itacarambi. No acidente ficou ferido um casal. O motorista do carro, foi removido num helicóptero para Hospital de Montes Claros. A moça ficou ferida mas não corre risco de morte. Aguardem outras informações. Por JPI

Pesquisadores tentam identificar animal encontrado morto em praia da Espanha

Especialistas da fauna marina estão trabalhando para identificar a carcaça de um animal encontrado em agosto, em uma praia de Almería, na Espanha. A criatura tem chifres e mede entre quatro e cinco metros de comprimento. De acordo com autoridades locais, o animal estava em estado de decomposição avançado, o que vem dificultando a identificação. As informações sobre a criatura foram compartilhadas com vários especialistas para tentar fazer a identificação.(r7)

Menores são detidos com moto roubada em Itacarambi; vítima foi encontrada ferida no sofá de casa

  Dois adolescentes, de 13 e 14 anos, foram apreendidos por ato infracional análogo ao crime de roubo em Itacarambi (MG) nesta quinta-feira (5). Segundo a Polícia Militar, a vítima do roubo é um homem, que foi encontrado dentro de casa com ferimentos graves, deitado no sofá. A PM foi chamada por guardas noturnos que suspeitaram dos menores ao se depararem com uma moto abandonada perto de onde eles estavam. Ao serem questionados, os jovens disseram que estavam fugindo de uma pessoa que teria abandonado o veículo após persegui-los. Os policiais fizeram a consulta da placa e descobriram que a moto não tinha queixa de roubo/furto e pertencia a um morador do Centro. Os adolescentes confirmaram que pegaram o veículo e disseram ainda que estavam na casa do homem e o agrediram com tijoladas na cabeça porque ele teria tentado abusar sexualmente deles. O celular da vítima também estava com eles. Em seguida, os militares foram até a residência do homem, onde o encontraram ferido no sofá. Al