Pular para o conteúdo principal

Falta verba para pagar 13º em 30% das prefeituras de Minas



                                                        FOTO RENATO COBUCCI
  JORNAL O TEMPO
Para conseguirem arcar com o décimo terceiro salário de seus servidores, prefeituras mineiras precisarão abrir mão de uma série de despesas, entre elas a conclusão de obras, o pagamento em dia de seus fornecedores e reduzir os cargos comissionados. A constatação é resultado de pesquisa feita pela Associação Mineira de Municípios (AMM) que, ao consultar prefeitos de Minas Gerais, concluiu que quase 30% das administrações não terão orçamento suficiente para pagar o salário extra de seus funcionários até dezembro.
O estudo da entidade é prática recorrente, já que ano a ano os gestores públicos enfrentam dificuldades para cumprir suas obrigações ao fim do ano. Em 2013, porém, a situação se agravou depois que mais de 100 prefeituras prometeram paralisar suas atividades para mostrar aos governos federal e estadual a situação preocupante dos seus cofres públicos.
Como mostrou O TEMPO no início do mês, as cidades no Norte de Minas e Jequitinhonha são as mais prejudicadas. O principal argumento dos prefeitos é a flutuação do valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), uma vez que mais da metade das cidades nessas duas regiões dependem quase que exclusivamente desse recurso.
Compensação. Por considerarem o décimo terceiro salário imprescindível para seus funcionários, os municípios têm preferido comprometer outras despesas. Entre as cidades ouvidas pela AMM, 68,1% informaram que se esforçarão para pagar o bônus extra aos servidores dentro do prazo e em uma única parcela. Para isso, terão que deixar de pagar, por exemplo, empresas que prestam serviços ao município.
Prefeitos organizam o “Dia do Basta”
Planejamento. Paralisação. Basta. Entre as cidades que devem pagar o décimo terceiro em parcela única, 63,5% delas pretendem liberar o recurso em dezembro. Já 6,3% dos municípios pretendem dividir o pagamento entre os meses de novembro e dezembro e outros 11,5% já vêm pagando a parcela única durante todo o ano.
Além das 93 prefeituras que já fecharam as portas em protesto a situação dos cofres municipais, outras 20 prefeituras mineiras farão o mesmo ato em dezembro. 
A Associação Mineira de Municípios (AMM) planeja um grande ato em Belo Horizonte no próximo dia 13. Chamado de “Dia do Basta”, a ideia da entidade é trazer gestores de todas as prefeituras mineiras para a capital em protesto contras as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...