Pular para o conteúdo principal

Aécio Neves critica União por ‘desprezo a Minas’

POLÍTICA
O senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB) criticou na última quarta-feira (26) o que chamou de desprezo do governo federal pela agenda que interessa a Minas no Congresso. Depois de adiada a votação do projeto de renegociação das dívidas de estados e municípios com a União, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ele prometeu defender a votação, ainda neste ano, da proposta do marco regulatório da mineração.
A análise da matéria pelo colegiado ficou para 12 de março. O relator da proposta, Luiz Henrique (PMDB-SC), votou pela rejeição das emendas apresentadas por Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e manteve o teor da proposta aprovada pela Câmara em outubro de 2013.
“O governo do PT desprezou a agenda que interessa a Minas Gerais. Na questão federativa, a renegociação das dívidas dos estados, que era fundamental para que tivéssemos mais recursos para investir na segurança, na saúde, o governo, pela incompetência na gestão da política econômica, opta por tirar da pauta a renegociação da dívida, depois de acordo firmado com o ministro Guido Mantega”, reclamou Aécio.
O senador lembrou que desde 2008 deu sugestões ao projeto do Novo Código da Mineração, que possibilitaria o aumento dos royalties para estados e municípios. “Hoje, os estados e municípios mineradores, que têm áreas degradadas pela atividade mineral, têm um retorno absolutamente irrelevante”. Segundo ele, o projeto caminhou no Congresso e as próprias mineradoras concordaram com a mudança da alíquota de royalties, que passaria de 2% do resultado líquido para 4% do resultado bruto. “Na última hora, o que faz o governo? Com a sua maioria, impede que seja votada”.

O presidenciável criticou o número de obras atrasadas no estado e citou as ampliações do Aeroporto Internacional de Confins e do metrô de Belo Horizonte, “que no governo do PT não teve um palmo sequer de novas linhas”.(FONTE JORNAL HD)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira: Veja as mais lidas da semana g1 Grande Minas reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias.

  O  g1  Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para você encerrar a semana bem informado. Assalto na porta de adega, morte de motociclista ao cair embaixo de caminhão e acidente com retroescavadeira estão entre os assuntos mais acessados pelos internautas. Uma motociclista, de 38 anos,  morreu em um acidente com um caminhão boiadeiro  que estava estacionado na MGC-122, em  Porteirinha , na segunda-feira (28). O caminhoneiro contou para a  Polícia Militar  que estava na cabine do veículo esperando socorro que a empresa ficou de enviar, quando ouviu um barulho. Inicialmente, ele achou que fosse o coice de um dos animais que estava transportando, mas depois percebeu que se tratava de um acidente e acionou o socorro.   Um assaltante aborda um grupo de pessoas que estava na frente de uma adega , em  Montes Claros , na noite da quinta-feira (1). Pelas imagens é possível ver que o criminoso, que usa capac...

ACONTECEU EM ITACARAMBI-Menor é apreendido por tentativa homicídio após sua mãe ir ao hospital saber se ele estava ferido

  Um adolescente, de 14 anos, foi apreendido por tentativa de homicídio após a mãe dele ir ao hospital para saber se ele estava ferido. O crime ocorreu em  Itacarambi . Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nesta segunda-feira (1), um homem, de 30 anos, deu entrada no hospital da cidade após ser atingido por tiros nas costas e cabeça. Ele contou que caminhava pela avenida Frutal no Nossa Senhora de Fátima, quando duas pessoas em uma moto se aproximaram e atiraram. Depois que foi atingido, ele correu pedindo socorro. Após fazerem levantamentos no local do crime, os policiais retornaram à unidade de saúde, onde encontraram a mãe do menor. Ela relatou que soube que o filho e outro adolescente teriam atirado contra o homem. Preocupada, foi ao local saber se ele se feriu. Em seguida, a PM foi até a casa desse jovem mencionado pela mulher e acabou encontrando o filho dela. Ao ser questionado, ele falou que ele e o amigo decidiram agir após serem ameaçados pela ...