Itacarambi passará por fiscalização da Controladoria Geral da União

                                          Prefeito de Itacarambi, Ramon Campos(foto)
A Controladoria Geral da União (CGU) sorteou 60 municípios brasileiros que serão alvo de uma fiscalização do uso de recursos federais destinados à execução de programas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. Com 18 mil habitantes, Itacarambi, no Norte de Minas, foi uma das sete cidades sorteadas no estado.
Segundo a CGU, este é o 39º sorteio realizado. Desde o começo, 2.084 municípios foram sorteados para participarem do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos. Os recursos federais fiscalizados ultrapassam R$ 19,9 bilhões.
Ainda de acordo com a Controladoria Geral da União, a iniciativa “busca conferir maior transparência e visibilidade à gestão governamental, a fim de assegurar a correta aplicação do dinheiro público, em benefício da sociedade, de modo a inibir e combater a corrução e fomentar o controle social”.
O prefeito de Itacarambi, Ramon Campos Cardoso, diz que “a fiscalização é de extrema necessidade".  "As informações sobre o uso dos recursos serão atualizadas e mostrarão o trabalho feito na nossa administração. Além disso, permitirão que possamos corrigir algum aspecto que não esteja totalmente nos padrões da lei”, completa.
Ramon Cardoso afirma também que algumas obras, relacionadas principalmente à educação e saúde, começaram a ser feitas em administrações anteriores e estão paradas, influenciando negativamente na qualidade de vida da população. Para ele, “a fiscalização é uma forma de detectar os problemas e responsabilizar os culpados, para que o município seja novamente habilitado para receber novos recursos e dar continuidade às demandas da população.”
O chefe do Executivo diz também que tem dificuldades para obter algumas informações sobre a administração anterior, e que alguns documentos exigidos pelos órgãos de fiscalização não foram sequer encontrados. De acordo com ele, o processo de transição entre os governos não ocorreu da forma como deveria.
Sobre o fato de o município ter sido alvo de diversas operações e de investigações de desvio de recursos, Ramon Cardoso afirma ter se comprometido com os eleitores a fazer um governo transparente que garanta que os recursos sejam utilizados em favor da população.(fonte G1 Grande Minas)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno