APROVAÇÃO DE CONTA DE 2012 DO EX-PREFEITO RUDIMAR NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITACARAMBI GERA DESCONFORTO NA POPULAÇÃO.

Por Vailton Ferreira
Numa situação em que o Brasil tentar caminhar por um progresso anticorrupção, nos deparamos com um fato inusitado inflamado no cenário político de municipio de Itacarambi, Norte de Minas.  Aconteceu que na quarta-feira(04)  a população da cidade ficou surpresa pela fato dos 6 vereadores votarem favorável pela aprovação das Contas de 2012 do ex-prefeito Rudimar Barbosa. No site de Luiz Claudio Guedes  o mesmo informou que   o ex-prefeito foi condenado a 9,5 anos de reclusão, em dezembro do ano passado, pela juíza Karen Castro dos Montes, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Januária, acusado de improbidade em falcatruas perpetradas com a parceria do amigão Marcos Vinícius Crispim, o Corby, também condenado, no mesmo processo, a 12 anos de detenção, pelos mesmos crimes contra o erário de Itacarambi.
Nada disso impediu que a Câmara de Vereadores do município aprovasse, em primeiro turno, na sessão extraordinária da última quarta-feira (4),  as contas do ex-prefeito Rudimar relativas ao ano de 2012, o último da sua triste e nefasta passagem pelo comando do município. Nove dos 11 vereadores do município compareceram à sessão, mas três deles, em atitude bem estranha, se abstiveram de votar – o que contribuiu para a aprovação das contas do ex-prefeito.
O argumento dos vereadores é de que o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais não apontou nenhuma falha grave nas contas de Rudimar no ano de 2012. Até os postes da Cemig desconfiam dessas análise do TCE, mas vá lá, aquela corte tem mesmo a prerrogativa de verificar se o prefeito obedeceu aos limites constitucionais para aplicação em saúde e educação, entre outras rubricas, mas parece não captar as fraudes que levaram Rudimar para a cadeia.
O que mais chama a atenção de toda esta insolúvel sessão da Câmara é a apresentação de dois vereadores que num ritmo de tanta ostentação foram categóricos em votar favorável pela a iludida aprovação das contas do ex-prefeito. Os mesmos faziam parte de um movimento de denunciante que lutavam para mostrar para todos o inconformismo com a situação negativa da política em que a administração vinham governando com vários denuncias do cenário judiciário norte mineiro. Ocasião em que o município passava por um turbulento momento de escândalos com desvio de verbas publicas.
O site ainda estampa “O mais inusitado de tudo isso é que vereadores que se dizem oposição atualmente se dirigiram [¿¿¿] constantemente ao Ministério Público de Januária, em 2012, para representar sobre as irregularidades contra o ex-prefeito Rudimar Barbosa. Depois de toda a comprovação dos fatos apresentados ao MP e ao Judiciário, estes vereadores votam favoráveis às contas que eles mesmos reprovavam anteriormente, o que comprova que eles estão na contra mão da história, ou, no mínimo, defendendo os seus próprios interesses em detrimento aos do povo”.
Se esses dois vereadores tivessem votados pela reprovação das contas, com certeza a historia negativa que foi deflagrada nos anos de 2011 e 2012 na gestão passada o rumo investigativo ganharia maior consistência e a posição desses legisladores seriam diferente e a população com certeza daria uma credibilidade maior na vida publica de ambos.
Resta saber, como fica o pensar do povo itacarambenses que sonham em ter um legislativo combativo e sustentável num progresso promissor? alguma coisa aconteceu por esses dois vereadores votarem favoráveis no limiar do tempo o povo saberá. Este é o sonho da população. Será que no segundo turno da sessão extraordinária da Câmara no dia 11 de junho a historia pode ter um rumo diferente? Claro que não o que deparamos é um jogo de interesses dominado por alguns vereadores que se alto denomina oposição. Enfim, esta é a história indigesta que nós presenciamos em Itacarambi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carro invade contramão, bate contra ônibus, mata três pessoas e fica destruído na BR-070, diz PRF, AS DUAS VÍTIMAS FATAIS SÃO DA CIDADE DE ITACARAMBI

Eleições em Itacarambi (MG): Veja como foi a votação no 2º turno

Jovem morre após ser baleado em Itacarambi